STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro

Corte decidirá se Moraes, Zanin e Dino poderão atuar na análise da denúncia contra o ex-presidente e aliados
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 09h03
STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (19), a partir das 11h, o julgamento que pode afastar os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 investigados por tentativa de golpe de Estado.

A sessão extraordinária ocorrerá no plenário virtual e se estenderá até as 23h59 de quinta-feira (20). Os magistrados apenas depositarão seus votos no sistema, sem debate. Caso haja pedido de vista, o julgamento será suspenso. Se houver pedido de destaque, o caso será transferido para o plenário físico da Corte.

Os recursos foram apresentados pelas defesas de Bolsonaro e dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes. Anteriormente, os pedidos foram negados pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, mas agora serão submetidos ao plenário.

A defesa argumenta que Zanin e Dino deveriam ser impedidos de atuar no julgamento por terem sido indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do afastamento dos ministros, o STF decidirá se a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será analisada pelo plenário ou seguirá para a Primeira Turma.

A primeira etapa do julgamento está prevista para os dias 25 e 26 de março, quando a Primeira Turma decidirá se Bolsonaro e outros sete aliados se tornarão réus pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada e dano qualificado pela violência.

Os 34 denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, podem enfrentar desdobramentos jurídicos significativos no Supremo, em um momento considerado como a primeira grande prova de fogo para Bolsonaro e seus aliados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
STF anula absolvição de André de Camargo Aranha no caso Mariana Ferrer
Ministros consideram que vítima foi humilhada em audiência e declaram provas ilícitas; caso retorna à fase inicial
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Carregando..