STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro

Corte decidirá se Moraes, Zanin e Dino poderão atuar na análise da denúncia contra o ex-presidente e aliados
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 09h03
STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (19), a partir das 11h, o julgamento que pode afastar os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 investigados por tentativa de golpe de Estado.

A sessão extraordinária ocorrerá no plenário virtual e se estenderá até as 23h59 de quinta-feira (20). Os magistrados apenas depositarão seus votos no sistema, sem debate. Caso haja pedido de vista, o julgamento será suspenso. Se houver pedido de destaque, o caso será transferido para o plenário físico da Corte.

Os recursos foram apresentados pelas defesas de Bolsonaro e dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes. Anteriormente, os pedidos foram negados pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, mas agora serão submetidos ao plenário.

A defesa argumenta que Zanin e Dino deveriam ser impedidos de atuar no julgamento por terem sido indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do afastamento dos ministros, o STF decidirá se a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será analisada pelo plenário ou seguirá para a Primeira Turma.

A primeira etapa do julgamento está prevista para os dias 25 e 26 de março, quando a Primeira Turma decidirá se Bolsonaro e outros sete aliados se tornarão réus pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada e dano qualificado pela violência.

Os 34 denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, podem enfrentar desdobramentos jurídicos significativos no Supremo, em um momento considerado como a primeira grande prova de fogo para Bolsonaro e seus aliados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cury reforça apoio a Flávio no segundo turno
Escritor critica a reeleição e a política econômica de Lula e cobra o cumprimento dos compromissos assumidos pelo senador
TSE nega ter determinado retirada de canais do WhatsApp e cobra isonomia das plataformas
Corte afirma que ilações a partir de despachos são indevidas e pede tratamento igualitário entre campanhas no segundo turno
Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula 48%
Levantamento da Real Time Big Data aponta empate técnico na disputa presidencial, com os dois candidatos estáveis
Floriano impede Nunes Marques de suspender canal Exército do Lula
Ministro do TSE atende pedido da campanha do PT e determina que Meta cumpra a decisão mesmo diante de ordens administrativas contrárias
Datafolha mostra Flávio e Lula empatados com 50% dos votos válidos a três dias da eleição
Nos votos totais, senador tem 47% e presidente, 46%; diferença caiu em relação à rodada da semana passada
Deltan denuncia risco de operação contra Flávio
Senador eleito menciona rumores de ação da PF sob comando de Alexandre de Moraes para influenciar o resultado do segundo turno
Carregando..