Bolsonaro intensifica articulações pela Anistia e busca apoio de PSDB e Podemos

Ex-presidente liga para lideranças partidárias enquanto PL adia urgência da proposta; oposição tem receios sobre aprovação
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 10h16
Bolsonaro intensifica articulações pela Anistia e busca apoio de PSDB e Podemos
Marcos Corrêa/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sua jornada para garantir apoio ao Projeto de Lei (PL) da Anistia, envolvendo-se em novas conversas com presidentes de partidos para conquistar votos favoráveis. Na tarde de quinta-feira (20), Bolsonaro fez videochamadas com o presidente do PSDB, Marconi Perillo, e com a presidente do Podemos, Renata Abreu. Durante as discussões, o ex-presidente enfatizou pontos específicos do texto e a situação dos presos relacionados a manifestação de 8 de janeiro.

De acordo com fontes próximas a Bolsonaro, a estratégia é garantir apoio público ao projeto, com o objetivo de fortalecer sua base no Congresso, embora as bancadas de Podemos e PSDB sejam menores. Além disso, a aproximação com essas legendas também visa aumentar a visibilidade da proposta e atrair mais adesões, particularmente entre os partidos do Centrão, com os quais Bolsonaro já havia intensificado negociações nas semanas anteriores.

No entanto, apesar dos apelos de aliados e de manifestações a favor da anistia, as siglas não estão totalmente convencidas sobre a aprovação do perdão, especialmente em relação ao envolvimento de figuras-chave nos acontecimentos de 8 de janeiro. O movimento levou o PL a adiar, nesta quinta-feira (20), o pedido para tramitação urgente do projeto, com a sinalização de que o texto passará por uma comissão especial antes de ser votado em plenário.

Essa decisão gerou preocupação na oposição, que teme não ter votos suficientes para barrar a proposta em um colegiado que contará com representantes de todos os partidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Davi Alcolumbre promete analisar pedido de anulação da quebra de sigilo de Lulinha aprovada na CPI do INSS
Após reunião com governistas que alegam fraude na votação simbólica, Alcolumbre orienta formalização do recurso com evidências; análise envolverá Advocacia e Polícia Legislativa do Senado
PT busca anular quebra de sigilo de Lulinha na CPMI do INSS
Partido alega irregularidade na contagem de votos e pede intervenção de Davi Alcolumbre
Apresentador propõe blindagem a investigação sobre filho de Lula em troca de anistia a Bolsonaro
Gustavo Segré classifica ideia de reduzir pressão por CPI do Banco Master como jogada interessante, apesar de soar ruim, para possibilitar pena menor ao ex-presidente.
Senador Esperidião Amin (PP-SC) confirma pré-candidatura ao Senado apesar de exclusão da chapa do PL
Após reunião que definiu Carlos Bolsonaro e Caroline de Toni como indicados do partido em Santa Catarina, Amin anuncia que segue na disputa por reeleição com foco no estado e respeito à decisão alheia
Hugo Motta afirma que taxação de bets era incompatível com o PL Antifacção e rejeita acusações de proteção ao setor
Presidente da Câmara defende decisão de retirar Cide-Bets do projeto aprovado na terça-feira (24), alegando que inclusão beneficiaria apostas ilegais; texto segue para sanção de Lula após acordo com relator e governo
Partido Novo oficializa apoio à reeleição de Tarcísio de Freitas e confirma Ricardo Salles como pré-candidato ao Senado
Reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira (26) selou parceria sem lançamento de nome próprio ao governo paulista; governador elogia quadros e propostas da legenda e destaca construção de legado conjunto
Carregando..