'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro

Débora dos Santos é acusada de vandalismo e associação criminosa após pichação na sede do Supremo
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 10h27
'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro
Joédson Alves/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (21) o julgamento do caso de Débora dos Santos, acusada de pichar a frase “perdeu, mané” em uma estátua em frente à Corte durante os atos de 8 de janeiro de 2023. A ré, que está presa desde março de 2023, foi alvo da 8ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal para investigar participantes e financiadores dos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento ocorrerá no plenário virtual, sem debates presenciais, e os ministros depositarão seus votos de forma online. O processo começa às 11h desta sexta-feira e deve ser concluído até o dia 28 de março.

Débora foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em julho de 2024, enfrentando acusações de associação criminosa armada, golpe de Estado, e deterioração de patrimônio tombado, entre outros crimes. Em agosto de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia por unanimidade, com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Agora, os ministros decidirão se a acusada deve ser condenada.

A defesa de Débora argumenta que ela usou apenas batom para a pichação, mas a Procuradoria aponta que a acusada foi responsável pelo vandalismo na estátua da Justiça, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Moraes, ao votar pelo recebimento da denúncia, destacou que a Constituição não permite manifestações que busquem a ruptura da democracia, o que teria ocorrido no caso de Débora. O voto do relator foi acompanhado por todos os demais ministros da Primeira Turma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Data Povo divulgada hoje coloca Lula na liderança para 2026, com Renan Santos em 4° lugar
Levantamento nacional mostra petista com 23,15% das intenções estimuladas; pré-candidato do Partido Missão supera Ciro Gomes e três governadores em exercício
Prefeitura de Caravelas na Bahia assina contratos de obras que somam mais de R$ 7,8 milhões com empresa local
O contrato mais volumoso é o CE nº 010/2025, no valor de R$ 5.073.456,59 (cinco milhões, setenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e nove centavos).
Câmara aprova MP do Gás do Povo com votação expressiva e apoio da "direita"
Programa garante botijão gratuito a 15 milhões de famílias de baixa renda; mais de 66% dos deputados do PL votaram a favor, incluindo nomes como Cabo Gilberto, Zucco e General Pazuello
Lula defende pacto contra "feminicídio" e educação dos meninos para combater violência
Presidente anuncia assinatura do acordo entre os Três Poderes na quarta-feira; Brasil registrou recorde de 1.470 "feminicídios" em 2025
Pré-candidato à Presidência recebe ameaças de morte do Comando Vermelho, afirma assessor
Renan Santos e equipe foram intimidados após denúncia contra facção no Ceará; boletim de ocorrência pede apuração para garantir segurança
Flávio Bolsonaro vira alvo de convocação na CPMI do INSS
Requerimento de deputado petista aponta possíveis conexões familiares e societárias com núcleo de fraudes em aposentadorias; quebra de sigilo também é solicitada para administradora do escritório do senador
Carregando..