'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro

Débora dos Santos é acusada de vandalismo e associação criminosa após pichação na sede do Supremo
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 10h27
'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro
Joédson Alves/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (21) o julgamento do caso de Débora dos Santos, acusada de pichar a frase “perdeu, mané” em uma estátua em frente à Corte durante os atos de 8 de janeiro de 2023. A ré, que está presa desde março de 2023, foi alvo da 8ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal para investigar participantes e financiadores dos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento ocorrerá no plenário virtual, sem debates presenciais, e os ministros depositarão seus votos de forma online. O processo começa às 11h desta sexta-feira e deve ser concluído até o dia 28 de março.

Débora foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em julho de 2024, enfrentando acusações de associação criminosa armada, golpe de Estado, e deterioração de patrimônio tombado, entre outros crimes. Em agosto de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia por unanimidade, com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Agora, os ministros decidirão se a acusada deve ser condenada.

A defesa de Débora argumenta que ela usou apenas batom para a pichação, mas a Procuradoria aponta que a acusada foi responsável pelo vandalismo na estátua da Justiça, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Moraes, ao votar pelo recebimento da denúncia, destacou que a Constituição não permite manifestações que busquem a ruptura da democracia, o que teria ocorrido no caso de Débora. O voto do relator foi acompanhado por todos os demais ministros da Primeira Turma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Apóstolo Estevam Hernandes apoia Jorge Messias para o STF
Líder evangélico da Renascer em Cristo declara confiança no advogado-geral da União indicado por Lula, apesar de resistências políticas no segmento religioso.
Romeu Zema responde post de Thimóteo Oliveira e afirma: “Irei até o final”
Governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República pelo Novo reafirma que manterá sua candidatura até o fim, em meio a especulações sobre possível vice na chapa de Flávio Bolsonaro
Pablo Marçal afirma que Renan Santos não tem musculatura e chama o MBL de mochileiro e aventureiro
Empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo faz críticas diretas ao pré-candidato presidencial e ao movimento.
Carlos Bolsonaro anuncia perseguição de aliados do PL que não divulgam pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência
Ex-vereador e dirigente do partido em Santa Catarina afirma que levará o assunto à executiva nacional para correção de postura entre prefeitos, vereadores e filiados.
Brasileiros e portugueses protestam contra Lula durante visita oficial a Lisboa
Manifestação ocorreu em frente à Assembleia da República; grupo criticou governo petista e levou faixas contra corrupção e censura
Mendonça mantém prisão de ex-presidente do BRB
Ministro do STF reafirma decisão de manter Paulo Henrique Costa preso preventivamente por suspeita de propina de R$ 146 milhões
Carregando..