'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro

Débora dos Santos é acusada de vandalismo e associação criminosa após pichação na sede do Supremo
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 10h27
'Perdeu, mané': STF começa julgamento sobre mulher que pichou estátua em ato de 8 de janeiro
Joédson Alves/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (21) o julgamento do caso de Débora dos Santos, acusada de pichar a frase “perdeu, mané” em uma estátua em frente à Corte durante os atos de 8 de janeiro de 2023. A ré, que está presa desde março de 2023, foi alvo da 8ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal para investigar participantes e financiadores dos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento ocorrerá no plenário virtual, sem debates presenciais, e os ministros depositarão seus votos de forma online. O processo começa às 11h desta sexta-feira e deve ser concluído até o dia 28 de março.

Débora foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em julho de 2024, enfrentando acusações de associação criminosa armada, golpe de Estado, e deterioração de patrimônio tombado, entre outros crimes. Em agosto de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia por unanimidade, com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Agora, os ministros decidirão se a acusada deve ser condenada.

A defesa de Débora argumenta que ela usou apenas batom para a pichação, mas a Procuradoria aponta que a acusada foi responsável pelo vandalismo na estátua da Justiça, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Moraes, ao votar pelo recebimento da denúncia, destacou que a Constituição não permite manifestações que busquem a ruptura da democracia, o que teria ocorrido no caso de Débora. O voto do relator foi acompanhado por todos os demais ministros da Primeira Turma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Senadores do PL e Novo recusam almoço com Jorge Messias nesta terça-feira (2)
Indicado de Lula ao STF não será recebido no tradicional encontro semanal da bancada de oposição
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas comerciais e combate ao crime organizado
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula avaliou como positiva a recente decisão norte-americana de suspender a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas
Carregando..