PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha

Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h29
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) protocolou uma nova representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). O pedido surge após acusações de que o parlamentar mentiu em sua defesa prévia durante uma investigação sobre sua participação no esquema de “rachadinha”, no qual parte do salário de assessores é desviado.

A denúncia do PL se baseia em um acordo de não persecução penal firmado por Janones com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual o deputado admite o uso indevido de um cartão de crédito de um assessor para cobrir despesas pessoais entre 2019 e 2020, sem reembolsar o servidor. Como parte do acordo, Janones comprometeu-se a devolver R$ 131,5 mil à Câmara e pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

Na nova representação, o PL alega que Janones não apenas praticou a “rachadinha”, mas também tentou criar uma "vaquinha" institucionalizada entre seus servidores, pagos com recursos públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais e eleitorais.

O partido sustenta que Janones mentiu ao negar, em sua defesa no processo anterior, a prática de crimes como associação criminosa e peculato. O PL também relembra que o deputado foi indiciado pela Polícia Federal em 2024 como "eixo central" da operação criminosa que envolvia o esquema de rachadinha.

Em 2024, o Conselho de Ética arquivou o caso, com base na argumentação de que os crimes ocorreram antes de Janones assumir o mandato. No entanto, o PL agora solicita a reabertura do processo e a cassação do mandato, argumentando que houve quebra de decoro e violação do Código de Ética da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
A COP30 termina marcada por controvérsias que vão além do acordo final
Falhas na organização em Belém expõem desafios para eventos globais de clima
Dino vota com Moraes e prisão preventiva de Bolsonaro já tem placar de 2 a 0 na Primeira Turma do STF
Primeira Turma decide até 20h desta segunda-feira se referenda manutenção da prisão do ex-presidente
Flávio perde força e Tarcísio ganha terreno nas projeções para 2026 após detenção de Bolsonaro
Filho do ex-presidente revela falta de habilidade em ações recentes, abrindo caminho para o governador paulista como alternativa da direita contra Lula
STF mantém por unanimidade prisão preventiva de Jair Bolsonaro
O equipamento apresentou marcas de queimadura em toda a circunferência, conforme relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Prisão de Bolsonaro não deve abalar laços econômicos Brasil-EUA, avaliam empresários
Departamento de Estado critica detenção e encerra período de silêncio sobre o caso
Carregando..