PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha

Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h29
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) protocolou uma nova representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). O pedido surge após acusações de que o parlamentar mentiu em sua defesa prévia durante uma investigação sobre sua participação no esquema de “rachadinha”, no qual parte do salário de assessores é desviado.

A denúncia do PL se baseia em um acordo de não persecução penal firmado por Janones com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual o deputado admite o uso indevido de um cartão de crédito de um assessor para cobrir despesas pessoais entre 2019 e 2020, sem reembolsar o servidor. Como parte do acordo, Janones comprometeu-se a devolver R$ 131,5 mil à Câmara e pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

Na nova representação, o PL alega que Janones não apenas praticou a “rachadinha”, mas também tentou criar uma "vaquinha" institucionalizada entre seus servidores, pagos com recursos públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais e eleitorais.

O partido sustenta que Janones mentiu ao negar, em sua defesa no processo anterior, a prática de crimes como associação criminosa e peculato. O PL também relembra que o deputado foi indiciado pela Polícia Federal em 2024 como "eixo central" da operação criminosa que envolvia o esquema de rachadinha.

Em 2024, o Conselho de Ética arquivou o caso, com base na argumentação de que os crimes ocorreram antes de Janones assumir o mandato. No entanto, o PL agora solicita a reabertura do processo e a cassação do mandato, argumentando que houve quebra de decoro e violação do Código de Ética da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rui Costa diz ser o mais ansioso pela solução do caso respiradores
Ministro da Casa Civil afirma aguardar com expectativa o fim da investigação e defende punição rigorosa aos responsáveis pela compra frustrada de equipamentos pelo Consórcio Nordeste
O zagueiro do Bragantino pede desculpas por fala considerada "machista" contra árbitra
Declaração polêmica gera repercussão no Brasil e na Espanha após eliminação no Paulistão
Incêndio atinge sede do Ministério Público no Rio de Janeiro; sem feridos
Chamas no telhado foram controladas rapidamente pela brigada interna e bombeiros
OAB solicita a Fachin o arquivamento do inquérito das fake news
Entidade questiona prolongamento e amplitude da apuração aberta em 2019 e pede reunião com presidente do STF para expor posicionamento
Rui Costa minimiza saída de Coronel e ironiza Nilo
Ministro da Casa Civil trata rompimento do senador com base governista como fato encerrado e destaca que decisão não abala aliança do PT na Bahia
Tensão interna no PL Bahia preocupa ala histórica
Lideranças tradicionais temem que entrada de novatos transforme sigla em “barriga de aluguel” para eleições; risco de desunião cresce às vésperas de pleito decisivo
Carregando..