PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha

Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h29
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) protocolou uma nova representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). O pedido surge após acusações de que o parlamentar mentiu em sua defesa prévia durante uma investigação sobre sua participação no esquema de “rachadinha”, no qual parte do salário de assessores é desviado.

A denúncia do PL se baseia em um acordo de não persecução penal firmado por Janones com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual o deputado admite o uso indevido de um cartão de crédito de um assessor para cobrir despesas pessoais entre 2019 e 2020, sem reembolsar o servidor. Como parte do acordo, Janones comprometeu-se a devolver R$ 131,5 mil à Câmara e pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

Na nova representação, o PL alega que Janones não apenas praticou a “rachadinha”, mas também tentou criar uma "vaquinha" institucionalizada entre seus servidores, pagos com recursos públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais e eleitorais.

O partido sustenta que Janones mentiu ao negar, em sua defesa no processo anterior, a prática de crimes como associação criminosa e peculato. O PL também relembra que o deputado foi indiciado pela Polícia Federal em 2024 como "eixo central" da operação criminosa que envolvia o esquema de rachadinha.

Em 2024, o Conselho de Ética arquivou o caso, com base na argumentação de que os crimes ocorreram antes de Janones assumir o mandato. No entanto, o PL agora solicita a reabertura do processo e a cassação do mandato, argumentando que houve quebra de decoro e violação do Código de Ética da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro diz que só teme perseguição política
Senador afirma que governo Lula cria narrativas falsas para acionar PF e nega que recursos de Vorcaro tenham ido para Eduardo.
ACM Neto critica gestão estadual e defende regionalização da saúde na Bahia
Pré-candidato ao governo participou da ExpoGuanambi, atacou promessas repetidas de Jerônimo Rodrigues e propôs medidas duras contra a violência
Carlos Bolsonaro critica Zema por ataque a Flávio
Irmão do ex-presidente acusa ex-governador mineiro de exagerar e defende credibilidade da família.
Movimento Vereadores com ACM Neto supera 500 adesões em menos de um mês
Grupo apoia pré-candidatura de Neto ao governo e mira expansão por todos os territórios baianos com foco nas bases municipais
Campanha de Flávio Bolsonaro descarta presença em debates com Renan Santos
Equipe do pré-candidato do PL afirma que não participará de eventos que incluam o fundador do MBL
Romeu Zema perde mais de 6 mil seguidores no Instagram após críticas a Flávio Bolsonaro; Renan Santos ganha quase 27 mil
Pré-candidatos à Presidência pela direita registram variações opostas nas redes após posicionamentos sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no contexto das investigações do Banco Master
Carregando..