PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha

Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h29
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) protocolou uma nova representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). O pedido surge após acusações de que o parlamentar mentiu em sua defesa prévia durante uma investigação sobre sua participação no esquema de “rachadinha”, no qual parte do salário de assessores é desviado.

A denúncia do PL se baseia em um acordo de não persecução penal firmado por Janones com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual o deputado admite o uso indevido de um cartão de crédito de um assessor para cobrir despesas pessoais entre 2019 e 2020, sem reembolsar o servidor. Como parte do acordo, Janones comprometeu-se a devolver R$ 131,5 mil à Câmara e pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

Na nova representação, o PL alega que Janones não apenas praticou a “rachadinha”, mas também tentou criar uma "vaquinha" institucionalizada entre seus servidores, pagos com recursos públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais e eleitorais.

O partido sustenta que Janones mentiu ao negar, em sua defesa no processo anterior, a prática de crimes como associação criminosa e peculato. O PL também relembra que o deputado foi indiciado pela Polícia Federal em 2024 como "eixo central" da operação criminosa que envolvia o esquema de rachadinha.

Em 2024, o Conselho de Ética arquivou o caso, com base na argumentação de que os crimes ocorreram antes de Janones assumir o mandato. No entanto, o PL agora solicita a reabertura do processo e a cassação do mandato, argumentando que houve quebra de decoro e violação do Código de Ética da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Apuração parcial coloca Flávio à frente
Contagem oficial do TSE avança após as 17h e ainda não define o primeiro turno da disputa presidencial
Moro é eleito no Paraná
Candidato do PL soma 50,36% dos votos válidos e vence Sandro Alex e Requião Filho já no primeiro turno
Flávio lidera em quatro cidades da Bahia
Candidato do PL fica à frente em Luís Eduardo Magalhães, Buerarema, Itamaraju e Teixeira de Freitas, mas Lula vence o estado com 66,08% dos votos e os dois seguem para o segundo turno
PSOL e Rede ficam abaixo da cláusula de desempenho
Federação fica a 185 votos de atingir 1,5% no Espírito Santo, cumpre o piso em apenas oito estados e, por ora, deixa de ter acesso a tempo de TV e recursos dos fundos a partir do próximo ano
Lucas Ribeiro é reeleito na Paraíba
Com 64,41% dos votos válidos e mais de 84% das urnas, o governador do PP vence no primeiro turno; a vice é Lígia Feliciano
PL lidera governos e Senado
Sigla elege cinco governadores no primeiro turno, conquista 19 cadeiras no Senado e registra as duas maiores votações da história para deputado federal. Flávio Bolsonaro enfrenta Lula no dia 25
Carregando..