PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha

Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h29
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL) protocolou uma nova representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). O pedido surge após acusações de que o parlamentar mentiu em sua defesa prévia durante uma investigação sobre sua participação no esquema de “rachadinha”, no qual parte do salário de assessores é desviado.

A denúncia do PL se baseia em um acordo de não persecução penal firmado por Janones com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no qual o deputado admite o uso indevido de um cartão de crédito de um assessor para cobrir despesas pessoais entre 2019 e 2020, sem reembolsar o servidor. Como parte do acordo, Janones comprometeu-se a devolver R$ 131,5 mil à Câmara e pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

Na nova representação, o PL alega que Janones não apenas praticou a “rachadinha”, mas também tentou criar uma "vaquinha" institucionalizada entre seus servidores, pagos com recursos públicos, com o objetivo de obter vantagens pessoais e eleitorais.

O partido sustenta que Janones mentiu ao negar, em sua defesa no processo anterior, a prática de crimes como associação criminosa e peculato. O PL também relembra que o deputado foi indiciado pela Polícia Federal em 2024 como "eixo central" da operação criminosa que envolvia o esquema de rachadinha.

Em 2024, o Conselho de Ética arquivou o caso, com base na argumentação de que os crimes ocorreram antes de Janones assumir o mandato. No entanto, o PL agora solicita a reabertura do processo e a cassação do mandato, argumentando que houve quebra de decoro e violação do Código de Ética da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF pede inquérito contra Lulinha por suspeita de tráfico de influência
Solicitação cita contatos com gabinete presidencial e envolve cannabis medicinal
Sigilo de 100 anos sobre visitas a Vorcaro é mantido
Decisão do ministro Wellington César Lima e Silva protege a intimidade do ex-banqueiro após recurso com base na Lei de Acesso à Informação e mantém restritos os registros da Polícia Federal
STF pode agir sobre vídeo de IA de Bolsonaro
Ministros avaliam intervenção caso Justiça Eleitoral não puna material sintético
Flávio diz que só vai a debates que Lula participar
Senador evita se tornar o principal alvo dos rivais na ausência do petista
Kataguiri propõe crime por regalias a presos
Projeto cria o delito de favorecimento real de preso, com pena de um a três anos de detenção e multa.
Tereza Cristina indica disposição para ser vice de Flávio
Senadora do PP muda de posição e admite compor chapa; decisão depende de Ciro Nogueira
Carregando..