Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres

Wellington Dias reconhece impacto na aprovação de Lula, mas vê crescimento do consumo como fator positivo
Por: Brado Jornal 25.mar.2025 às 09h27
Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a alta no preço dos alimentos no Brasil está diretamente ligada ao aumento da renda das classes mais baixas. Em entrevista, Dias reconheceu que os preços elevados afetaram a popularidade do presidente Lula, mas destacou que isso também reflete um crescimento no poder de compra da população mais pobre entre 2023 e 2024.

“Se, de um lado, dizem que o presidente Lula teve uma baixa na aprovação, e é verdadeira, [isso se deve] principalmente a problemas como a alta no preço dos alimentos. Isso é um problema real, e o presidente não titubeou. Ele imediatamente adotou providências para produzir mais arroz. Agora, uma coisa boa: o alimento teve aumento de preço porque a renda cresceu. O povo, principalmente o povo mais pobre, com mais renda”, explicou Dias.

Segundo o ministro, a renda média da população cresceu cerca de 11% nos dois primeiros anos do governo Lula, chegando a até 30% entre os 5% mais pobres. Esse aumento resultou em um maior consumo, o que pressionou a demanda por alimentos.

“A renda cresceu em média 11%. Em termos reais, 23% a 24%. Os mais pobres tiveram um crescimento de 30,8%. Houve mais consumo. Aumentou a demanda”, avaliou.

Dias também mencionou o impacto da valorização do dólar nos preços dos alimentos, ressaltando que muitos produtos, como milho e café, têm preços atrelados ao mercado internacional. Além disso, citou o aumento da demanda global, especialmente da China e Índia, como um fator adicional para a elevação dos custos.

“Claro que houve alguns preços com aquele aumento, até de certa forma carregado de especulação, um aumento na valorização do dólar frente ao real. Muitos preços são internacionalizados. O arroz que plantamos no ano passado, estamos colhendo agora, então o preço está voltando, e é assim com vários produtos”, disse.

O governo aposta na normalização da produção agrícola para aliviar os preços e reduzir o impacto da inflação sobre a população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Medida ocorre por grave comprometimento financeiro e violações às regras do sistema financeiro nacional; corretora tem baixa relevância no mercado
Governo anuncia 40 smart TVs para cinema em presídios
Ministério da Justiça destina equipamentos caros para exibição de filmes em unidades prisionais, enquanto sistema carcerário enfrenta superlotação e falta de estrutura básica
Uma sindicância recomenda ao São Paulo a revisão de contratos firmados por diretores ligados a irregularidades
Recomendação aponta revisão de acordos e possível exclusão de envolvidos do conselho
Malafaia acusa Damares de oportunismo político
Pastor critica senadora por requerimentos sobre igrejas e pastores em CMPI
Vetos na reforma tributária afetam as SAFs e o futebol brasileiro
Especialista alerta para perda de atratividade e desequilíbrio competitivo
Carregando..