Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres

Wellington Dias reconhece impacto na aprovação de Lula, mas vê crescimento do consumo como fator positivo
Por: Brado Jornal 25.mar.2025 às 09h27
Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a alta no preço dos alimentos no Brasil está diretamente ligada ao aumento da renda das classes mais baixas. Em entrevista, Dias reconheceu que os preços elevados afetaram a popularidade do presidente Lula, mas destacou que isso também reflete um crescimento no poder de compra da população mais pobre entre 2023 e 2024.

“Se, de um lado, dizem que o presidente Lula teve uma baixa na aprovação, e é verdadeira, [isso se deve] principalmente a problemas como a alta no preço dos alimentos. Isso é um problema real, e o presidente não titubeou. Ele imediatamente adotou providências para produzir mais arroz. Agora, uma coisa boa: o alimento teve aumento de preço porque a renda cresceu. O povo, principalmente o povo mais pobre, com mais renda”, explicou Dias.

Segundo o ministro, a renda média da população cresceu cerca de 11% nos dois primeiros anos do governo Lula, chegando a até 30% entre os 5% mais pobres. Esse aumento resultou em um maior consumo, o que pressionou a demanda por alimentos.

“A renda cresceu em média 11%. Em termos reais, 23% a 24%. Os mais pobres tiveram um crescimento de 30,8%. Houve mais consumo. Aumentou a demanda”, avaliou.

Dias também mencionou o impacto da valorização do dólar nos preços dos alimentos, ressaltando que muitos produtos, como milho e café, têm preços atrelados ao mercado internacional. Além disso, citou o aumento da demanda global, especialmente da China e Índia, como um fator adicional para a elevação dos custos.

“Claro que houve alguns preços com aquele aumento, até de certa forma carregado de especulação, um aumento na valorização do dólar frente ao real. Muitos preços são internacionalizados. O arroz que plantamos no ano passado, estamos colhendo agora, então o preço está voltando, e é assim com vários produtos”, disse.

O governo aposta na normalização da produção agrícola para aliviar os preços e reduzir o impacto da inflação sobre a população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Brasileiro que publicava ameaças a Trump é alvo de operação em Goiânia
Investigação revela tentativa de invasão à embaixada americana e planos de imigração ilegal aos EUA; denúncia partiu do Serviço Secreto dos Estados Unidos
Felca testemunha em audiência e intensifica acusações no processo contra Hytalo Santos
Audiência em Bayeux revela detalhes sobre denúncias de exploração de menores em conteúdos digitais
Parlamentares acusam prefeita de Mundo Novo por falta de transparência
Os vereadores exigem o cumprimento da Lei de Transparência Fiscal pela Prefeitura
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Proposta de enquadramento de facções como terroristas ameaça juros e acesso ao crédito empresarial
Especialistas alertam para fuga de investimentos e elevação do risco-país caso iniciativa oposicionista avance
Carregando..