PL da anistia aos atos de 8 de Janeiro já tem 223 assinaturas na Câmara

Projeto precisa do apoio de 257 deputados para tramitação acelerada; Sóstenes Cavalcante articula ofensiva para alcançar o número mínimo
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 07h03
PL da anistia aos atos de 8 de Janeiro já tem 223 assinaturas na Câmara
Lula Marques - Agência Brasil

O projeto de lei 2.858/2022, que prevê a anistia dos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, já conta com o apoio formal de 223 deputados na Câmara. A informação foi divulgada nesta terça-feira (8) pelo líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), um dos principais articuladores da proposta.

Para que o requerimento de urgência seja pautado em plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas. A urgência permitiria que o texto fosse apreciado mais rapidamente, sem a tramitação convencional pelas comissões.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 2022 —, Sóstenes intensificou a articulação com parlamentares que ainda não assinaram o requerimento. Segundo ele, a nova estratégia é buscar assinaturas individualmente, sem depender do aval dos líderes partidários.


Avanço com apoio do centrão

Além do PL, partidos do centrão como PP, União Brasil e Republicanos concentram o maior número de deputados que já apoiam a urgência. De acordo com levantamento do próprio Sóstenes, entre os 223 signatários estão 30 parlamentares do PP, 29 do União Brasil e 23 do Republicanos — legenda do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB).

Apesar do crescimento do apoio, o projeto enfrenta resistência dentro da própria base que o impulsiona. Segundo Sóstenes, Hugo Motta teria solicitado aos líderes que, por ora, não assinem o requerimento de urgência, freando o avanço do projeto nos bastidores.


Pressão e recuo tático

Na última semana, a oposição tentou pressionar o presidente da Câmara com manobras regimentais, como obstruções nas comissões. No entanto, o plenário seguiu com as votações normalmente. Na terça-feira, Sóstenes anunciou o fim das obstruções como forma de facilitar o diálogo e destravar a tramitação do projeto.

O deputado também afirmou que a mudança de postura visa dar continuidade à coleta de apoios sem atritos com a presidência da Casa. A movimentação ocorre em um momento de sensibilidade política, em que a proposta de anistia divide o Congresso e provoca reações no Judiciário e na sociedade civil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher de 28 anos é morta em protestos no Irã
Negin Ghadimi foi assassinada pelo regime islâmico enquanto defendia liberdade no país
A CBF publica tabela completa das oito primeiras rodadas do Brasileirão Betano 2026
Início da Série A marcado para o final de janeiro com dez jogos na rodada de abertura
Moraes afirma 'hoje já fiz o que tinha que fazer' após transferir Bolsonaro
Ministro do STF comenta decisão em evento na Usp e é ovacionado
Instagram do Brado Jornal explode: 32 milhões de visualizações em apenas 30 dias
Esse número elevadíssimo de visualizações — que inclui Reels, Stories, posts no feed e outros formatos — demonstra o engajamento maciço do público com o conteúdo produzido pela equipe do Brado Jornal.
ACM Neto projeta novo futuro para a Bahia na Lavagem do Bonfim
Ex-prefeito de Salvador participa da procissão e destaca 2026 como ano decisivo para mudança política no estado
Violência explode em festas populares de Salvador
Medo esvazia eventos tradicionais enquanto facções avançam na Bahia sob governos do PT
Carregando..