Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026

Parlamentar baiano diz que sigla tem força política para pleitear vaga na chapa e elogia ex-governador: “Seria uma grande honra”
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 10h28
Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Mix Salvador nesta segunda-feira (14), o deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) fez um gesto direto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmando que o Avante está de "portas escancaradas" para recebê-lo, caso deseje migrar de partido. Apesar de reconhecer o forte vínculo de Rui com o Partido dos Trabalhadores, Carletto classificou como "um sonho" a possibilidade de tê-lo nos quadros da legenda.

“Seria um sonho realmente ter o ministro Rui Costa, um grande quadro, um grande nome da política baiana. [...] Seria uma grande honra tê-lo fazendo parte do nosso quadro", afirmou o deputado.

Carletto, que recentemente deixou o PP para se filiar ao Avante, defendeu que a legenda está pronta para disputar espaço na chapa majoritária nas eleições de 2026. Segundo ele, o Avante tem mostrado musculatura política ao ocupar cargos no governo da Bahia, como a Secretaria de Agricultura, e realizar outras indicações estratégicas.

“O Avante já está credenciado, sim, para ocupar espaços importantes. Temos força política e envergadura para discutir uma vaga na chapa majoritária", disse.

O parlamentar também se posicionou a favor de uma composição ‘puro-sangue’ na chapa governista, formada por Jerônimo Rodrigues na reeleição para o governo, e Rui Costa e Jaques Wagner concorrendo ao Senado. Os demais partidos aliados, como PSD, MDB e o próprio Avante, segundo ele, negociariam os outros espaços disponíveis.

“A política é a arte da conversa, do diálogo”, resumiu Carletto, sinalizando que o debate sobre alianças e composições para 2026 já começou nos bastidores do grupo governista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente Lula discute com Celso Amorim retomada do papel mediador do Brasil junto ao Irã
Ligação telefônica abordou ataques de EUA e Israel, morte do aiatolá Ali Khamenei e avaliação de espaço para nova interlocução diplomática na região, resgatando a Declaração de Teerã de 2010
O aumento na procura por aluguéis de temporada impulsiona o Carnaval de Salvador em 2026
Dados da Seazone mostram crescimento de ocupação na capital baiana em comparação com 2025, destacando bairros próximos aos circuitos carnavalescos
Manifestante declara apoio a ACM Neto e é retirada de ato do PT em Itapetinga
Mulher interrompe discurso de Jaques Wagner durante evento com lideranças petistas e é levada para fora do local por seguranças
Pastor Silas Malafaia confirma apoio a Flávio Bolsonaro, mas mantém Tarcísio de Freitas como o nome mais competitivo contra Lula em 2026
Líder evangélico reafirma preferência pelo governador de São Paulo como cabeça de chapa ideal, possivelmente com Michelle Bolsonaro na vice, mas garante que não deixará de respaldar outros nomes da direita
Em entrevista ao Pânico, Nikolas Ferreira se declara “político honesto” por nunca ter respondido processo por rachadinha
Declaração do deputado federal (PL-MG) ocorreu na segunda-feira (2), um dia após o ato “Acorda, Brasil” na Avenida Paulista; internautas interpretam como indireta ao senador Flávio Bolsonaro, investigado por suposto esquema no passado
Lindbergh Farias acusa Flávio Bolsonaro de campanha antecipada em ato na Paulista e pede providências ao TSE
Senador petista registra representação alegando uso político do evento “Acorda, Brasil” para promoção pessoal do pré-candidato à Presidência; manifestação reuniu aliados bolsonaristas e governadores de oposição no domingo (1º)
Carregando..