Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026

Parlamentar baiano diz que sigla tem força política para pleitear vaga na chapa e elogia ex-governador: “Seria uma grande honra”
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 10h28
Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Mix Salvador nesta segunda-feira (14), o deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) fez um gesto direto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmando que o Avante está de "portas escancaradas" para recebê-lo, caso deseje migrar de partido. Apesar de reconhecer o forte vínculo de Rui com o Partido dos Trabalhadores, Carletto classificou como "um sonho" a possibilidade de tê-lo nos quadros da legenda.

“Seria um sonho realmente ter o ministro Rui Costa, um grande quadro, um grande nome da política baiana. [...] Seria uma grande honra tê-lo fazendo parte do nosso quadro", afirmou o deputado.

Carletto, que recentemente deixou o PP para se filiar ao Avante, defendeu que a legenda está pronta para disputar espaço na chapa majoritária nas eleições de 2026. Segundo ele, o Avante tem mostrado musculatura política ao ocupar cargos no governo da Bahia, como a Secretaria de Agricultura, e realizar outras indicações estratégicas.

“O Avante já está credenciado, sim, para ocupar espaços importantes. Temos força política e envergadura para discutir uma vaga na chapa majoritária", disse.

O parlamentar também se posicionou a favor de uma composição ‘puro-sangue’ na chapa governista, formada por Jerônimo Rodrigues na reeleição para o governo, e Rui Costa e Jaques Wagner concorrendo ao Senado. Os demais partidos aliados, como PSD, MDB e o próprio Avante, segundo ele, negociariam os outros espaços disponíveis.

“A política é a arte da conversa, do diálogo”, resumiu Carletto, sinalizando que o debate sobre alianças e composições para 2026 já começou nos bastidores do grupo governista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas
o foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas comerciais e combate ao crime organizado
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula avaliou como positiva a recente decisão norte-americana de suspender a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Carregando..