Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026

Parlamentar baiano diz que sigla tem força política para pleitear vaga na chapa e elogia ex-governador: “Seria uma grande honra”
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 10h28
Deputado escancara portas do Avante para Rui Costa e mira espaço na chapa majoritária em 2026
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Mix Salvador nesta segunda-feira (14), o deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) fez um gesto direto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmando que o Avante está de "portas escancaradas" para recebê-lo, caso deseje migrar de partido. Apesar de reconhecer o forte vínculo de Rui com o Partido dos Trabalhadores, Carletto classificou como "um sonho" a possibilidade de tê-lo nos quadros da legenda.

“Seria um sonho realmente ter o ministro Rui Costa, um grande quadro, um grande nome da política baiana. [...] Seria uma grande honra tê-lo fazendo parte do nosso quadro", afirmou o deputado.

Carletto, que recentemente deixou o PP para se filiar ao Avante, defendeu que a legenda está pronta para disputar espaço na chapa majoritária nas eleições de 2026. Segundo ele, o Avante tem mostrado musculatura política ao ocupar cargos no governo da Bahia, como a Secretaria de Agricultura, e realizar outras indicações estratégicas.

“O Avante já está credenciado, sim, para ocupar espaços importantes. Temos força política e envergadura para discutir uma vaga na chapa majoritária", disse.

O parlamentar também se posicionou a favor de uma composição ‘puro-sangue’ na chapa governista, formada por Jerônimo Rodrigues na reeleição para o governo, e Rui Costa e Jaques Wagner concorrendo ao Senado. Os demais partidos aliados, como PSD, MDB e o próprio Avante, segundo ele, negociariam os outros espaços disponíveis.

“A política é a arte da conversa, do diálogo”, resumiu Carletto, sinalizando que o debate sobre alianças e composições para 2026 já começou nos bastidores do grupo governista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão
O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Carregando..