Sóstenes antecipa protocolo da anistia e liga para Hugo Motta, que reage friamente

Líder do PL justificou pressa devido à pressão do governo sobre deputados; presidente da Câmara, em viagem, evitou se comprometer
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 10h47 - Atualizado: 15.abr.2025 às 10h47
Sóstenes antecipa protocolo da anistia e liga para Hugo Motta, que reage friamente
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

À frente das articulações do PL da Anistia, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), ligou nesta segunda-feira (14) para o novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes de protocolar o requerimento de urgência da proposta.

Durante a conversa, Sóstenes afirmou que pretendia esperar o retorno de Motta do exterior, mas que foi obrigado a antecipar o protocolo por conta de uma suposta pressão do governo Lula para que deputados retirassem assinaturas do pedido de urgência.

Segundo apurou a coluna de Igor Gadelha, Motta reagiu de forma fria à movimentação. Disse apenas que “entendia” a situação e sugeriu que os dois voltassem a conversar na próxima semana, quando retornará ao Brasil.

Além de Motta, Sóstenes também tentou convencer Arthur Lira (PP-AL) a assinar o pedido de urgência. O ex-presidente da Câmara, no entanto, recusou-se a apoiar o requerimento, conforme já noticiado.

O projeto da anistia busca beneficiar investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e ganhou tração com o apoio de 264 deputados, inclusive de partidos da base do governo Lula.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta anuncia pauta para anistia aos participantes do 8 de janeiro
O centrão pretende aprovar pela Câmara uma versão "light" da proposta, alinhada à posição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que não traria benefícios ao ex-presidente Bolsonaro.
Baiana condenada por atos de 8 de janeiro terá pena executada, decide Alexandre de Moraes
Na segunda-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou a execução imediata da pena em regime fechado, mas manteve a prisão domiciliar concedida à ré em março
Ex-presidente Jair Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar
Crise envolve soluços persistentes, vômitos e queda de pressão; filho relata episódio grave
Bolsonaro recebe alta após diagnóstico de câncer de pele em Brasília
Altamente tratável, oferece grande chance de cura após remoção cirúrgica e acompanhamento médico, como no caso de Bolsonaro.
Ministério Público Federal solicita revogação das autorizações de radiodifusão da Jovem Pan devido à propagação de notícias falsas
Ação judicial busca também indenização de R$ 13,4 milhões por prejuízos à sociedade
Câmara aprova urgência para projeto de anistia “light” aos condenados do 8/01, sem incluir Bolsonaro
O texto, apelidado de “anistia light”, exclui qualquer possibilidade de perdão amplo e irrestrito, como defendido por bolsonaristas, e não contempla o ex-presidente Jair Bolsonaro
Carregando..