STF localiza cinco dos oito réus do 'plano golpista'; Bolsonaro ainda não foi intimado

Intimações seguem pendentes para Bolsonaro, Ramagem e Braga Netto; processo avança com exigência de citação pessoal
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 07h20
STF localiza cinco dos oito réus do 'plano golpista'; Bolsonaro ainda não foi intimado
Antônio Cruz/Agência Brasil

Cinco dos oito réus do chamado Núcleo 1 da suposta trama golpista, denunciada pela Procuradoria-Geral da República, já foram formalmente localizados por oficiais de Justiça desde que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia e transformou os investigados em réus.

Entre os encontrados estão o tenente-coronel Mauro Cid, os generais Almir Garnier, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. As intimações foram realizadas entre os dias 11 e 12 de abril, em endereços vinculados aos acusados.

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal figura do grupo, ainda não foi citado formalmente. À época das diligências, ele estava em Natal (RN) e passou mal, sendo hospitalizado. Atualmente, encontra-se internado em uma UTI de hospital particular em Brasília, o que tem atrasado o cumprimento da medida.

Além de Bolsonaro, ainda não foram localizados o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o general Braga Netto, preso no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro.


Crimes imputados

Todos os réus respondem a uma série de acusações consideradas gravíssimas:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado pela violência contra patrimônio da União
  • Deterioração de patrimônio tombado


Cada um dos acusados poderá indicar até oito testemunhas por crime, o que, no caso, pode totalizar até 40 testemunhas por réu, respeitando o prazo de cinco dias a partir da citação pessoal para apresentação da defesa prévia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Autorização para reforço no Ibama
Portaria de Esther Dweck libera 460 contratações, com foco em analistas ambientais
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Kleber Rosa desiste de governo e foca em vaga de deputado em 2026
PSOL planeja fortalecer bancada legislativa com estratégia eleitoral na Bahia
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Carregando..