Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo

Presidente do STF chegou a Trancoso três dias antes de congresso tributário e se hospedou em hotel cinco estrelas com a namorada
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 07h18
Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo
José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, antecipou em três dias sua ida à Bahia para participar de um congresso de direito tributário e utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para chegar ao destino com antecedência. A viagem, classificada como oficial, incluiu um fim de semana em um resort de luxo em Trancoso, no litoral sul baiano.

Barroso foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Direito Tributário, que ocorreu de 7 a 9 de abril no Clube Med Trancoso, um hotel de alto padrão à beira-mar. A participação do ministro estava prevista apenas para a manhã de segunda-feira (7), mas ele viajou na sexta-feira anterior (4), decolando do Rio de Janeiro às 16h55 em aeronave da FAB rumo a Porto Seguro. O pouso foi registrado às 18h15.

Da cidade, Barroso seguiu para o Fasano Trancoso, hotel cinco estrelas com diárias a partir de R$ 3 mil. Lá, passou o fim de semana ao lado da namorada, a procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco, que também integrou uma das mesas de debate no congresso.

Na manhã de segunda-feira, o ministro abriu o evento com uma palestra e, horas depois, às 14h35, retornou ao Rio em outro voo da FAB, desta vez decolando de um aeroporto particular localizado dentro de um condomínio de luxo em Trancoso.

O congresso foi organizado pelo Instituto de Aplicação do Tributo, entidade sem fins lucrativos dedicada à reforma do sistema tributário nacional. A lista de patrocinadores inclui nomes de peso com ações em tramitação no STF, como Itaú, Ambev, Tim, além de grandes escritórios de advocacia e o Banco do Nordeste.

Questionado sobre a antecipação da viagem e o uso do avião da FAB, Barroso afirmou por meio de sua assessoria apenas que a ida a Trancoso foi motivada por sua participação no congresso. Vale destacar que, como chefe de Poder, ele tem direito ao uso de aeronaves oficiais para compromissos institucionais.

A presença de ministros do STF em eventos patrocinados por empresas com interesses no tribunal já gerou debates sobre possíveis conflitos de interesse e a necessidade de maior transparência e controle sobre viagens e atividades extracurriculares de autoridades do Judiciário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest e Datafolha divulgam pesquisas nesta semana
Institutos apresentam novos levantamentos de intenção de voto para o segundo turno presidencial entre quarta-feira e sábado, véspera da eleição
Governo antecipa Bolsa Família de outubro a seis dias do segundo turno
Pagamentos concentrados em três datas; parcela deste mês é a primeira com piso de R$ 691 e medida vale também para novembro e dezembro
TSE infla alterações de locais de votação
Inconsistências no sistema do Tribunal Superior Eleitoral apontam mudanças fictícias de endereço entre os turnos das eleições de 2026; TREs divulgam os locais realmente alterados
CENSURA? Vídeo de Nikolas sobre abandono do Nordeste por Lula viraliza e fica mudo; suspeita envolve artista de esquerda
Vídeo critica o abandono do Nordeste pelo governo Lula e alcança mais de 50 milhões de visualizações só no Instagram. Internautas relatam que o conteúdo passou a aparecer mudo; suspeita de restrição por direitos autorais envolvendo Rubel ainda não foi confirmada
André Mendonça será relator do pedido de Lula para quebra de sigilos no TSE
Presidente autoriza levantamento de dados bancários, fiscais e telefônicos dos últimos oito anos, mas condiciona a medida a ação recíproca de Flávio Bolsonaro
Cristiano Zanin pede explicações ao TSE sobre suspensão do segundo turno no Rio
Ministro do STF encaminha caso à AGU e à PGR, mas decisão não restabelece votação nem concede liminar pedida pelo PSD
Carregando..