Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo

Presidente do STF chegou a Trancoso três dias antes de congresso tributário e se hospedou em hotel cinco estrelas com a namorada
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 07h18
Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo
José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, antecipou em três dias sua ida à Bahia para participar de um congresso de direito tributário e utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para chegar ao destino com antecedência. A viagem, classificada como oficial, incluiu um fim de semana em um resort de luxo em Trancoso, no litoral sul baiano.

Barroso foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Direito Tributário, que ocorreu de 7 a 9 de abril no Clube Med Trancoso, um hotel de alto padrão à beira-mar. A participação do ministro estava prevista apenas para a manhã de segunda-feira (7), mas ele viajou na sexta-feira anterior (4), decolando do Rio de Janeiro às 16h55 em aeronave da FAB rumo a Porto Seguro. O pouso foi registrado às 18h15.

Da cidade, Barroso seguiu para o Fasano Trancoso, hotel cinco estrelas com diárias a partir de R$ 3 mil. Lá, passou o fim de semana ao lado da namorada, a procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco, que também integrou uma das mesas de debate no congresso.

Na manhã de segunda-feira, o ministro abriu o evento com uma palestra e, horas depois, às 14h35, retornou ao Rio em outro voo da FAB, desta vez decolando de um aeroporto particular localizado dentro de um condomínio de luxo em Trancoso.

O congresso foi organizado pelo Instituto de Aplicação do Tributo, entidade sem fins lucrativos dedicada à reforma do sistema tributário nacional. A lista de patrocinadores inclui nomes de peso com ações em tramitação no STF, como Itaú, Ambev, Tim, além de grandes escritórios de advocacia e o Banco do Nordeste.

Questionado sobre a antecipação da viagem e o uso do avião da FAB, Barroso afirmou por meio de sua assessoria apenas que a ida a Trancoso foi motivada por sua participação no congresso. Vale destacar que, como chefe de Poder, ele tem direito ao uso de aeronaves oficiais para compromissos institucionais.

A presença de ministros do STF em eventos patrocinados por empresas com interesses no tribunal já gerou debates sobre possíveis conflitos de interesse e a necessidade de maior transparência e controle sobre viagens e atividades extracurriculares de autoridades do Judiciário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Crescente insegurança na Bahia eleva em 60% a demanda por blindagem de veículos
Estado é o sexto no ranking nacional de blindagem automotiva
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Mulher é ferida a facadas em cavalgada no sudoeste da Bahia
Vítima foi socorrida com ferimentos leves e suspeita segue foragida
Kleber Rosa desiste de governo e foca em vaga de deputado em 2026
PSOL planeja fortalecer bancada legislativa com estratégia eleitoral na Bahia
Carregando..