Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo

Presidente do STF chegou a Trancoso três dias antes de congresso tributário e se hospedou em hotel cinco estrelas com a namorada
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 07h18
Barroso antecipa viagem à Bahia em avião da FAB e passa fim de semana em resort de luxo
José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, antecipou em três dias sua ida à Bahia para participar de um congresso de direito tributário e utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para chegar ao destino com antecedência. A viagem, classificada como oficial, incluiu um fim de semana em um resort de luxo em Trancoso, no litoral sul baiano.

Barroso foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Direito Tributário, que ocorreu de 7 a 9 de abril no Clube Med Trancoso, um hotel de alto padrão à beira-mar. A participação do ministro estava prevista apenas para a manhã de segunda-feira (7), mas ele viajou na sexta-feira anterior (4), decolando do Rio de Janeiro às 16h55 em aeronave da FAB rumo a Porto Seguro. O pouso foi registrado às 18h15.

Da cidade, Barroso seguiu para o Fasano Trancoso, hotel cinco estrelas com diárias a partir de R$ 3 mil. Lá, passou o fim de semana ao lado da namorada, a procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco, que também integrou uma das mesas de debate no congresso.

Na manhã de segunda-feira, o ministro abriu o evento com uma palestra e, horas depois, às 14h35, retornou ao Rio em outro voo da FAB, desta vez decolando de um aeroporto particular localizado dentro de um condomínio de luxo em Trancoso.

O congresso foi organizado pelo Instituto de Aplicação do Tributo, entidade sem fins lucrativos dedicada à reforma do sistema tributário nacional. A lista de patrocinadores inclui nomes de peso com ações em tramitação no STF, como Itaú, Ambev, Tim, além de grandes escritórios de advocacia e o Banco do Nordeste.

Questionado sobre a antecipação da viagem e o uso do avião da FAB, Barroso afirmou por meio de sua assessoria apenas que a ida a Trancoso foi motivada por sua participação no congresso. Vale destacar que, como chefe de Poder, ele tem direito ao uso de aeronaves oficiais para compromissos institucionais.

A presença de ministros do STF em eventos patrocinados por empresas com interesses no tribunal já gerou debates sobre possíveis conflitos de interesse e a necessidade de maior transparência e controle sobre viagens e atividades extracurriculares de autoridades do Judiciário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Alexandre Ramagem e Luiz Fernando Corrêa por espionagem ilegal
Segundo a PF, Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, foi o responsável por estruturar a operação clandestina, que invadia celulares e computadores para obter informações sigilosas
Mauro Cardim detalha estratégias políticas, critica Jerônimo Rodrigues e reforça Missão em entrevista à Brado Rádio
Cardim colocou a educação no centro de sua plataforma, prometendo uma “revolução” no sistema educacional baiano
Carla Zambelli busca impedir extradição na Itália com apoio de advogado renomado
Enquanto evita exposição pública, a defesa de Zambelli prepara recursos no Supremo Tribunal Federal (STF), como habeas corpus e revisão criminal
Autoridades italianas localizam Carla Zambelli, mas prisão depende de trâmites judiciais
Zambelli está foragida desde o início de junho, quando o ministro Alexandre Bastos Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STJ), determinou sua prisão
Defesa de Mauro Cid rejeita suspeitas de fuga e critica PGR após operação
A defesa de Cid esclareceu que a viagem da família – composta por sua esposa, filha, pais e sobrinha – foi motivada por uma celebração familiar e não tem ligação com o processo
Câmara impõe derrota a Haddad ao aprovar urgência para revogar aumento do IOF
A votação expôs a insatisfação do Congresso com o Executivo, que publicou uma medida provisória (MP) aumentando outros impostos e um decreto que apenas parcialmente reverteu o reajuste do IOF
Carregando..