No exterior, Hugo Motta acompanha greve de fome de Glauber Braga e busca saída para impasse

Presidente da Câmara envia emissária para monitorar estado de saúde do deputado do PSol, que protesta contra cassação decidida pelo Conselho de Ética
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 07h34
No exterior, Hugo Motta acompanha greve de fome de Glauber Braga e busca saída para impasse
Lula Marques/Agencia Brasil

Mesmo em viagem ao exterior nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem acompanhado de perto a situação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ), que completa nesta quarta-feira (15/4) sete dias em greve de fome. O protesto é uma resposta à decisão do Conselho de Ética da Casa, que recomendou a cassação do mandato do parlamentar.

Segundo aliados de Glauber, Motta tem enviado diariamente sua chefe de gabinete, Sabá Cordeiro, ao plenário 5 das comissões — espaço onde o deputado está alojado desde o início do jejum voluntário — para verificar sua condição de saúde. O ambiente está sob controle da Polícia Legislativa, que restringiu o acesso ao local: apenas pessoas autorizadas por Glauber podem entrar.

A medida visa resguardar o bem-estar do parlamentar, cuja saúde preocupa colegas e aliados. Todos que acessam o local estão usando máscaras de proteção, e o próprio Glauber tem seguido o protocolo quando sai para utilizar os banheiros da Câmara.


Busca por solução política

Enquanto a greve de fome continua, o PSol segue tentando encontrar uma saída política que evite a hospitalização de Glauber. A legenda aposta na atuação de Hugo Motta para costurar um acordo que evite a cassação, ao menos com a imposição de uma punição mais branda.

Segundo parlamentares da esquerda, o receio é que a cassação de Glauber crie um precedente perigoso contra a liberdade de manifestação política no Parlamento. Por isso, há uma movimentação para envolver também deputados do Centrão e da direita numa articulação que suavize a pena.

Apesar das conversas nos bastidores, qualquer decisão sobre o destino de Glauber Braga deve ficar para depois do recesso informal provocado pelo feriadão da Páscoa e de Tiradentes, que esvaziou as atividades na Câmara nesta semana.

A greve de fome de Glauber Braga já se tornou um fato político relevante e tem mobilizado visitas de colegas parlamentares e lideranças da esquerda, como Chico Alencar (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Reimont (PT-RJ), que estiveram com o deputado nos últimos dias. O desfecho do caso, no entanto, segue em aberto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Ancelotti rebate críticas de treinadores brasileiros sobre estrangeiros no futebol nacional
Polêmica surge em fórum de técnicos, com reações divididas entre participantes e dirigentes
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Zohran Mamdani conquista prefeitura de Nova York em revés para Trump
Ascensão surpreendente de um progressista na maior metrópole americana
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Carregando..