Bolsonaro critica julgamento de Filipe Martins em meio ao caso de tentativa de golpe de 2022

Ex-presidente classifica processo como escândalo e denuncia ações arbitrárias do STF
Por: Brado Jornal 22.abr.2025 às 11h20
 Bolsonaro critica julgamento de Filipe Martins em meio ao caso de tentativa de golpe de 2022
Isác Nóbrega/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manifestou-se nesta terça-feira (22) contra o julgamento que envolve seu ex-assessor Filipe Martins, acusado de ser um dos responsáveis pela tentativa de golpe de Estado de 2022. Bolsonaro criticou a denúncia apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e alegou que o caso será lembrado como “um dos maiores escândalos do judiciário”. O ex-presidente se referiu à acusação de que Martins teria editado e apresentado uma “minuta golpista” para justificar uma intervenção militar em dezembro de 2022.

Em sua declaração, Bolsonaro afirmou que Martins está sendo injustamente processado por uma minuta “que não existe” e reiterou sua posição de que o ex-assessor não a escreveu. Além disso, o ex-presidente expressou solidariedade a outros acusados no caso, incluindo o coronel Marcelo Costa Câmara, investigado por monitorar autoridades do STF e repassar informações sobre os deslocamentos do ministro Alexandre de Moraes.

“Estendo essa mesma solidariedade ao Coronel Câmara e a todos os demais acusados do chamado ‘núcleo 2’. Nenhum deles tem ou jamais teve foro privilegiado, ainda assim, estão sendo julgados diretamente pelo STF, sem direito de recorrer a instâncias superiores”, disse Bolsonaro. Ele ainda acusou o ministro Alexandre de Moraes de usar sua posição de forma arbitrária, apontando que os acusados estão sendo alvo de “inovações jurídicas criativas” para deslegitimar suas ações.

O julgamento no STF é sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra seis pessoas do chamado "núcleo 2", que teria sido responsável por "gerenciar" a tentativa de golpe contra o resultado das eleições de 2022. Filipe Martins, Marcelo Câmara, Mário Fernandes, Silvinei Vasques, Marília Ferreira de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira são acusados de desempenharem papéis importantes na organização de ações que buscavam reverter a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de arquitetar um plano de violência contra autoridades como Lula, Alckmin e Moraes.

Se o STF aceitar a denúncia, o caso será levado a uma ação penal, onde testemunhas serão ouvidas e mais investigações serão conduzidas. O julgamento segue um processo que já envolveu outros membros do governo Bolsonaro, incluindo sua possível responsabilidade no caso do "núcleo de operações" e o "núcleo de desinformação", com novos julgamentos agendados para o futuro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Zohran Mamdani conquista prefeitura de Nova York em revés para Trump
Ascensão surpreendente de um progressista na maior metrópole americana
Dupla realiza assaltos consecutivos em farmácias da Pituba e leva remédios e valores
Criminosos em moto atacam Drogasil e Farmácia São Paulo em Salvador, fugindo com estoque de medicamento para diabetes e emagrecimento
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Ancelotti rebate críticas de treinadores brasileiros sobre estrangeiros no futebol nacional
Polêmica surge em fórum de técnicos, com reações divididas entre participantes e dirigentes
Carregando..