Alcolumbre tenta manter Ministério das Comunicações sob influência do União Brasil após recusa de Pedro Lucas

Presidente do Senado busca Lula para negociar novo nome para a pasta e evitar perda de espaço para outros partidos como o PSD
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 07h47
Alcolumbre tenta manter Ministério das Comunicações sob influência do União Brasil após recusa de Pedro Lucas
Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vai procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o futuro do Ministério das Comunicações, após a recusa do deputado Pedro Lucas (União-MA) em assumir o cargo. Alcolumbre atua para manter a pasta sob a influência do União Brasil e tenta emplacar um nome apadrinhado por ele, mas que não ocupe mandato parlamentar.

Segundo interlocutores, o movimento busca evitar que o ministério seja repassado a outra legenda, como o PSD, que já demonstrou interesse por espaços hoje ocupados pelo União no governo, como o Ministério do Turismo, atualmente com Celso Sabino (União-PA).

A decisão de Pedro Lucas em recusar o cargo se deu para evitar um conflito interno pela liderança do União Brasil na Câmara. Alcolumbre queria que Juscelino Filho, recém-saído da pasta e denunciado pela PGR, assumisse a liderança da bancada. No entanto, a proposta gerou resistência entre os deputados, e a cúpula do partido optou por preservar a unidade, convencendo Lucas a não aceitar o convite.

Além da crise de liderança, outro fator que enfraquece a posição da bancada da Câmara na disputa é a distância crescente entre os deputados do União e o governo federal. Um indicativo disso é o apoio de 41 dos 59 parlamentares do partido ao requerimento de urgência para o projeto que anistia envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, de forte apelo bolsonarista.

Nesse cenário, a estratégia de Alcolumbre é repetir o modelo adotado no Ministério da Integração Nacional, atualmente sob comando do ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT), aliado do senador. Assim, ele manteria influência na pasta mesmo sem indicação direta de um deputado federal.

A disputa por cargos entre União Brasil e PSD tende a se intensificar caso Lula decida promover uma reforma ministerial mais ampla, o que aumentaria a pressão sobre a divisão de espaços dentro do governo. Alcolumbre, por sua vez, quer evitar que esse rearranjo reduza a presença do União na Esplanada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ancelotti rebate críticas de treinadores brasileiros sobre estrangeiros no futebol nacional
Polêmica surge em fórum de técnicos, com reações divididas entre participantes e dirigentes
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Carregando..