Alcolumbre tenta manter Ministério das Comunicações sob influência do União Brasil após recusa de Pedro Lucas

Presidente do Senado busca Lula para negociar novo nome para a pasta e evitar perda de espaço para outros partidos como o PSD
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 07h47
Alcolumbre tenta manter Ministério das Comunicações sob influência do União Brasil após recusa de Pedro Lucas
Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vai procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o futuro do Ministério das Comunicações, após a recusa do deputado Pedro Lucas (União-MA) em assumir o cargo. Alcolumbre atua para manter a pasta sob a influência do União Brasil e tenta emplacar um nome apadrinhado por ele, mas que não ocupe mandato parlamentar.

Segundo interlocutores, o movimento busca evitar que o ministério seja repassado a outra legenda, como o PSD, que já demonstrou interesse por espaços hoje ocupados pelo União no governo, como o Ministério do Turismo, atualmente com Celso Sabino (União-PA).

A decisão de Pedro Lucas em recusar o cargo se deu para evitar um conflito interno pela liderança do União Brasil na Câmara. Alcolumbre queria que Juscelino Filho, recém-saído da pasta e denunciado pela PGR, assumisse a liderança da bancada. No entanto, a proposta gerou resistência entre os deputados, e a cúpula do partido optou por preservar a unidade, convencendo Lucas a não aceitar o convite.

Além da crise de liderança, outro fator que enfraquece a posição da bancada da Câmara na disputa é a distância crescente entre os deputados do União e o governo federal. Um indicativo disso é o apoio de 41 dos 59 parlamentares do partido ao requerimento de urgência para o projeto que anistia envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, de forte apelo bolsonarista.

Nesse cenário, a estratégia de Alcolumbre é repetir o modelo adotado no Ministério da Integração Nacional, atualmente sob comando do ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT), aliado do senador. Assim, ele manteria influência na pasta mesmo sem indicação direta de um deputado federal.

A disputa por cargos entre União Brasil e PSD tende a se intensificar caso Lula decida promover uma reforma ministerial mais ampla, o que aumentaria a pressão sobre a divisão de espaços dentro do governo. Alcolumbre, por sua vez, quer evitar que esse rearranjo reduza a presença do União na Esplanada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..