Lula janta com líderes da Câmara

Encontro com Hugo Motta e líderes partidários busca distensionar relação com o Congresso e definir destino do polêmico projeto
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 10h08
Lula janta com líderes da Câmara
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na noite desta quarta-feira (23) de um jantar político com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários, na Residência Oficial da Casa. A reunião tem como principal objetivo fortalecer o diálogo entre o Planalto e o Legislativo em meio a tensões crescentes sobre pautas sensíveis.

Um dos principais temas na mesa será o polêmico Projeto de Lei que propõe anistia a investigados, acusados e até condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

A proposta tem gerado uma divisão intensa entre os parlamentares. Na última semana, a oposição conseguiu protocolar um pedido de urgência para levar o texto diretamente ao plenário, com apoio de 262 deputados — número acima do necessário. A decisão final, no entanto, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que ainda não se manifestou sobre quando ou se irá pautar o projeto.

O jantar é visto como uma tentativa do presidente Lula de recuperar influência sobre a pauta legislativa, especialmente após recentes desgastes com setores do Congresso. Também deve ser uma oportunidade para Lula negociar apoio para outros projetos prioritários do governo e contornar resistências internas, inclusive dentro da base aliada. 

O encontro ocorre num momento delicado da articulação política, com o governo enfrentando desafios para consolidar maioria e evitar derrotas estratégicas no parlamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fernando Haddad ganha autorização para entrar nos Estados Unidos
Renovação de permissão permite agenda internacional em meio a tensões diplomáticas
Advocacia de Bolsonaro questiona votos no STF, mas afirma que acatará o veredicto final
Julgamento avança com placar desfavorável ao ex-presidente na Primeira Turma
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Tarcísio é criticado por Rui Costa após ataques ao STF e defesa de Bolsonaro
Declarações do governador de São Paulo geram polêmica com ministro da Casa Civil
Juventude baiana e vereadores em foco para 2026
Mapeamento estratégico e ambições políticas
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Carregando..