OAB contesta STF após lacre de celulares de advogados em julgamento sobre golpe de Estado

Ordem pede ao ministro Zanin que revogue medida adotada pela 1ª Turma do Supremo; entidade vê afronta à liberdade profissional e às prerrogativas da advocacia
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 07h40
OAB contesta STF após lacre de celulares de advogados em julgamento sobre golpe de Estado
Valter Campanato/Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício ao ministro Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a reconsideração da decisão que determinou o lacre dos celulares de advogados durante as sessões de julgamento da Corte. A medida foi adotada nesta terça-feira (22/4), durante a análise de denúncias da Procuradoria-Geral da República contra seis novos réus por tentativa de golpe de Estado.

No documento, a OAB, presidida por Beto Simonetti, afirma que a restrição representa uma violação das prerrogativas profissionais dos advogados, argumentando que o uso de celulares é essencial ao exercício da profissão:

“É inconteste que nos dias atuais tanto os escritórios quanto os advogados detenham, no regular exercício de suas atividades, vasto acervo eletrônico, sendo que para o acesso e utilização de tais informações o aparelho celular é por demais necessário”, diz o texto.

A entidade também relembrou que o uso de aparelhos eletrônicos por advogados e membros do Judiciário é comum e aceito em audiências, inclusive virtuais. Para a OAB, a medida imposta pelo STF fere direitos fundamentais ao impor “condicionamentos que atentam contra a liberdade de exercício profissional”.

A decisão de lacrar os celulares surpreendeu os presentes à sessão da 1ª Turma. Advogados, jornalistas e assessores foram obrigados a entregar os aparelhos ao chegar ao plenário. Os celulares foram armazenados em sacolas lacradas, como as usadas em concursos públicos.

Segundo fontes do STF, a medida teve como pano de fundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que proibiu filmagens de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, um dos investigados no caso. Embora a cautelar mencionasse a proibição de vídeos deliberados, o tribunal decidiu aplicar a restrição a todo o público presente.

Para a OAB, no entanto, a adoção generalizada da medida extrapola os limites da decisão e impõe uma regra desproporcional e arbitrária. A entidade solicita que o STF revogue a proibição, permitindo o porte e uso responsável de celulares por advogados nas sessões da Corte.

A polêmica reacende o debate sobre liberdades profissionais, transparência no Judiciário e os limites da atuação do Supremo em processos de grande repercussão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Caça F/A-18 cai de porta-aviões dos EUA após manobra para evitar ataque Houthi no Mar Vermelho
Durante o procedimento de reboque no hangar, a tripulação perdeu o controle da aeronave, que, junto com o trator de reboque, caiu no mar.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Carregando..