PSB quer expulsar presidente afastado do INSS após operação da PF

Deputados do partido consideram “gravíssimas” as suspeitas de cobrança ilegal de aposentados; Alessandro Stefanutto já foi alvo de busca e afastamento judicial
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 11h06
PSB quer expulsar presidente afastado do INSS após operação da PF
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Deputados do PSB anunciaram que apresentarão, ainda nesta quarta‑feira (23), um pedido formal de desfiliação — na prática, expulsão — de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado por decisão judicial. Stefanutto, filiado à sigla, é investigado por integrar um esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários, revelado pelo portal Metrópoles e alvo de mega‑operação da Polícia Federal.

“Crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade são horrendos. Vou protocolar o pedido de desfiliação até o fim da manhã. Quem comete esse tipo de conduta não pode permanecer no PSB”, disse o deputado Duarte Jr. (PSB‑MA).

A legenda divulgou nota destacando que Stefanutto “não é indicação do partido, embora seja seu filiado” e cobrando investigação rápida. Nos bastidores, parlamentares classificam as acusações como “gravíssimas” e afirmam que o afastamento judicial já configura indício robusto de participação no esquema, estimado em R$ 6,3 bilhões em descontos irregulares de pensionistas e aposentados.

Stefanutto foi retirado do cargo por decisão cautelar que também autorizou buscas na presidência do INSS e na diretoria de benefícios. A oposição pressiona o governo Lula a substituir o comando do instituto e dar explicações públicas sobre a fraude, que envolveria entidades de classe e servidores.

Com o pedido de desfiliação, o PSB busca se desvincular politicamente do caso e evitar desgaste nas eleições municipais de 2024.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Carregando..