Indicado para Comunicações é réu em ação de improbidade

Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras e indicado por Davi Alcolumbre, é acusado de fraude em licitação envolvendo empresa de sua família em projeto municipal de 2015
Por: Brado Jornal 24.abr.2025 às 11h17
Indicado para Comunicações é réu em ação de improbidade
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O engenheiro Frederico de Siqueira Filho, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério das Comunicações, enfrenta uma ação de improbidade administrativa que se arrasta no Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2020. O Ministério Público estadual acusa a empresa Cabo Branco Engenharia e Serviços, da qual Siqueira é sócio, de ter sido contratada de forma irregular pela Prefeitura de Paulista (PE) para elaborar o projeto de uma escola‑parque quando o irmão dele, Rafael Maia de Siqueira, era o titular da Secretaria de Finanças do município.

Nos autos — mais de 600 páginas — os promotores dizem que a contratação fere “diretamente os princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade” e sustenta que houve “fraude em licitação”. Documentos mostram que, em 2015, a Cabo Branco recebeu R$ 12,9 mil da Secretaria de Educação de Paulista. A papelada foi assinada por outro sócio, Pedro Henrique Pires de Sá Rolim, expediente que o MP classifica como tentativa de mascarar o vínculo de Frederico.

A defesa rebate. Afirma que o valor “se enquadra no princípio da insignificância” e que não houve prejuízo aos cofres públicos, pois o serviço teria sido “integralmente executado”. Alega ainda que o futuro ministro não tinha influência sobre o contrato, conduzido, segundo ela, pela pasta de Educação, independentemente do irmão.

Siqueira chegou à indicação graças ao patrocínio político do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil‑AP), após o recuo do deputado Pedro Lucas (União‑MA). Ele substituirá Juscelino Filho, denunciado pela Procuradoria‑Geral da República por suposto desvio de emendas parlamentares.

Enquanto o Palácio do Planalto prepara a posse, o caso de Pernambuco segue sem sentença definitiva — uma pendência judicial que, se prosperar, pode pôr em xeque o novo comando das Comunicações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..