Indicado para Comunicações é réu em ação de improbidade

Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras e indicado por Davi Alcolumbre, é acusado de fraude em licitação envolvendo empresa de sua família em projeto municipal de 2015
Por: Brado Jornal 24.abr.2025 às 11h17
Indicado para Comunicações é réu em ação de improbidade
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O engenheiro Frederico de Siqueira Filho, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério das Comunicações, enfrenta uma ação de improbidade administrativa que se arrasta no Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2020. O Ministério Público estadual acusa a empresa Cabo Branco Engenharia e Serviços, da qual Siqueira é sócio, de ter sido contratada de forma irregular pela Prefeitura de Paulista (PE) para elaborar o projeto de uma escola‑parque quando o irmão dele, Rafael Maia de Siqueira, era o titular da Secretaria de Finanças do município.

Nos autos — mais de 600 páginas — os promotores dizem que a contratação fere “diretamente os princípios da impessoalidade, legalidade e moralidade” e sustenta que houve “fraude em licitação”. Documentos mostram que, em 2015, a Cabo Branco recebeu R$ 12,9 mil da Secretaria de Educação de Paulista. A papelada foi assinada por outro sócio, Pedro Henrique Pires de Sá Rolim, expediente que o MP classifica como tentativa de mascarar o vínculo de Frederico.

A defesa rebate. Afirma que o valor “se enquadra no princípio da insignificância” e que não houve prejuízo aos cofres públicos, pois o serviço teria sido “integralmente executado”. Alega ainda que o futuro ministro não tinha influência sobre o contrato, conduzido, segundo ela, pela pasta de Educação, independentemente do irmão.

Siqueira chegou à indicação graças ao patrocínio político do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil‑AP), após o recuo do deputado Pedro Lucas (União‑MA). Ele substituirá Juscelino Filho, denunciado pela Procuradoria‑Geral da República por suposto desvio de emendas parlamentares.

Enquanto o Palácio do Planalto prepara a posse, o caso de Pernambuco segue sem sentença definitiva — uma pendência judicial que, se prosperar, pode pôr em xeque o novo comando das Comunicações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Governador da Bahia rejeita enquadramento de facções como terroristas
Jerônimo Rodrigues critica proposta e defende unidade na segurança pública
Carregando..