Psol do Rio realiza protesto contra possível cassação de Glauber Braga

Manifestação em apoio ao deputado do Psol ocorre após adiamento da análise de processo na CCJ da Câmara
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 07h49
Psol do Rio realiza protesto contra possível cassação de Glauber Braga
Lula Marques/Agencia Brasil

O diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) do Rio de Janeiro organizou uma manifestação na noite desta quinta-feira (24) para protestar contra a possível cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). O parlamentar está sendo investigado por uma agressão contra o youtuber Gabriel Costenaro, do MBL (Movimento Brasil Livre), ocorrida em 16 de abril de 2024, na Câmara dos Deputados.

O ato aconteceu na Cinelândia, região central do Rio, e contou com discursos de Braga, parlamentares do partido e lideranças estudantis, todos defendendo a manutenção do mandato e criticando a condução política da Câmara dos Deputados. Glauber Braga, que chegou no final da manifestação, foi o último a discursar. Durante seu discurso, ele se referiu ao processo de cassação e criticou duramente o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que, apesar das pressões políticas, a força da verdade seria sua principal arma.

"A arma que a gente tem nesse momento é a verdade. Nós não temos e não usaríamos bilhões de reais do orçamento secreto. Nós não temos e não usaríamos instrumentos de coação, chantagem e pressão", afirmou o deputado, que também fez menção a outros parlamentares de sua bancada que enfrentam dificuldades semelhantes.

A deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ), líder da bancada do partido, ressaltou que a cassação do mandato de Braga seria um ataque direto à esquerda. "Atacar o mandato de um deputado valioso, que enfrenta com coragem o orçamento secreto, os coronéis, que tem na força da sua palavra e das suas ações todo o poder do povo", declarou. A deputada destacou ainda que a ação representaria um golpe contra as liberdades democráticas.

O deputado Henrique Vieira (Psol-RJ) também se posicionou em defesa de Braga, destacando a importância de resistir à pressão política. "Arthur Lira pode ter dinheiro, poder e influência, mas nós temos rua, energia, fé, coragem e um projeto histórico", disse Vieira, enfatizando que a luta pela manutenção do mandato de Braga é uma tarefa fundamental para o Psol.

Cassação adiada
O protesto ocorreu no mesmo dia em que a análise do processo contra Braga foi adiada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) pediu vistas do processo, adiando a votação e dando mais tempo a Braga para conseguir votos favoráveis na comissão. O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou um relatório contrário à defesa de Braga, que foi discutido durante a sessão.

O processo contra Braga
O processo contra Glauber Braga foi iniciado pelo Partido Novo, após a agressão a Gabriel Costenaro, no ano passado. No entanto, Braga e seus aliados acreditam que a punição, se confirmada, seria uma retaliação por sua atuação contra o orçamento secreto, uma medida que visava suspender a destinação de emendas orçamentárias de forma irregular.

O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, nega qualquer perseguição política contra Braga e refuta as acusações feitas pelo deputado. "De minha parte, refuto veementemente mais essa acusação ilegítima e ressalto que qualquer insinuação de irregularidades dará ensejo à adoção das medidas judiciais cabíveis", afirmou Lira em redes sociais.

Aliados de Braga também questionaram o que consideram uma articulação coordenada dentro da Câmara para favorecer a cassação do deputado, citando o adiamento da votação da ordem do dia e os procedimentos no plenário como sinais de manobras políticas contra o Psol.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dupla realiza assaltos consecutivos em farmácias da Pituba e leva remédios e valores
Criminosos em moto atacam Drogasil e Farmácia São Paulo em Salvador, fugindo com estoque de medicamento para diabetes e emagrecimento
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Opções militares de Trump contra a Venezuela: ataques, sequestro e domínio de recursos energéticos
Propostas em debate incluem enfraquecimento das forças armadas de Maduro e uso de drones para minimizar riscos a tropas americanas
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Carregando..