Bolsonarismo baiano no PL define estratégias para 2026

Na esfera municipal, o vereador Cezar Leite (PL) é favorito para conquistar uma vaga na ALBA em 2026.
Por: Brado Jornal 28.abr.2025 às 15h37
Bolsonarismo baiano no PL define estratégias para 2026

O bolsonarismo baiano no Partido Liberal (PL) já traça suas estratégias para as eleições de 2026, com movimentações intensas entre seus principais nomes. O deputado estadual Leandro de Jesus está próximo de aceitar a proposta do presidente do PL baiano, João Roma, para concorrer a uma vaga na Câmara Federal, contrariando aliados e familiares que defendem sua reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A decisão está vinculada a um acordo com Roma, que também planeja disputar uma cadeira de deputado federal, enquanto sua esposa, Roberta Roma, deve se afastar da vida pública.

A candidatura de Leandro, no entanto, enfrentará desafios. André Porciuncula, derrotado nas eleições de 2022 (federal) e 2024 (vereador), é o nome escolhido por Eduardo Bolsonaro para concorrer novamente a deputado federal. Diferentemente de 2022, Eduardo confidenciou a aliados que não pedirá votos para outros candidatos na Bahia, focando exclusivamente em Porciuncula. A estratégia, porém, é vista com ceticismo. Desde a derrota de Jair Bolsonaro em 2022, Porciuncula mora nos Estados Unidos, no Texas, e não mantém relevância política no estado. Além disso, o bolsonarismo baiano perdeu força desde 2023, elegendo apenas um deputado federal alinhado ao movimento, o que reduz as chances de Porciuncula.

Nos bastidores, Eduardo Bolsonaro é chamado de “bonecão” por políticos do centrão — termo que descreve figuras populares na internet, mas com pouca influência na política real, especialmente na Bahia. O próprio Eduardo sonha em concorrer ao Senado por São Paulo em 2026, mas enfrenta dificuldades. Em 2022, seu desempenho eleitoral foi inferior ao de Carla Zambelli (PL) e significativamente pior que em 2018, devido à falta de produção parlamentar na Câmara. As duas vagas ao Senado em São Paulo pelo PL serão divididas entre uma indicação do centrão e outra de opinião. Caso retorne ao Brasil, Eduardo provavelmente disputará ao lado de uma figura tradicional do centrão, que tende a ser o vencedor, enquanto Ricardo Salles, concorrendo pelo NOVO, é favorito para a outra vaga. Atualmente, Eduardo está nos Estados Unidos, alegando temor de ser preso no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

O deputado federal Capitão Alden, preocupado com o “efeito Porciuncula”, busca alianças com prefeitos, vereadores no interior e parlamentares estaduais. Contudo, analistas consideram a estratégia limitada, já que cerca de 80% de seus votos em 2022 vieram de eleitores bolsonaristas. Embora cogitado para presidir o PL baiano, em meio ao enfraquecimento de João Roma, Alden perdeu a preferência para o pernambucano, mantido no cargo por Jair Bolsonaro.

Na esfera municipal, o vereador Cezar Leite (PL) é favorito para conquistar uma vaga na ALBA em 2026. Com quase 30 mil votos em Salvador em 2022, quando concorreu pelo PSC, Leite aposta no PL para garantir a eleição. Sua vitória pode abrir espaço na Câmara Municipal para o vereador Soldado Prisco, primeiro suplente, enquanto Alexandre Aleluia ainda não definiu seu futuro. O deputado estadual Diego Castro foca na reeleição na ALBA, fortalecendo bases no interior.

O PL baiano teme a entrada de políticos tradicionais do centrão, que poderiam usar os bolsonaristas como “rabeira” — termo que designa candidatos que se beneficiam da força eleitoral de aliados mais expressivos para angariar votos, sem compartilhar a mesma base ideológica. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sefaz-RJ libera tabela de valores venais para o IPVA 2026
Proprietários de veículos podem consultar preços de mercado pela Fipe e aplicar alíquotas para estimar o imposto
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
Tiago Correia defende dupla João Roma e Angelo Coronel para o Senado
Líder da oposição na ALBA aponta chapa ideal para fortalecer ACM Neto em 2026
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Partidos de esquerda recorrem ao STF contra aprovação do PL da dosimetria
Ação questiona vícios no trâmite legislativo do projeto no Senado
Carregando..