Jair Bolsonaro defende anistia para presos do 8 de janeiro em ato na Esplanada

Por: Brado Jornal 07.mai.2025 às 18h52
Jair Bolsonaro defende anistia para presos do 8 de janeiro em ato na Esplanada

Durante um protesto na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (7), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a anistia aos condenados pela invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 é uma questão política a ser resolvida unicamente pelo Congresso. “O parlamento representa o povo e deve decidir. Ninguém pode interferir”, declarou, destacando que a Câmara já aprovou a urgência de um projeto de lei sobre o tema, embora o texto ainda aguarde votação em plenário. No Senado, parlamentares discutem uma proposta alternativa que reduz penas, sem conceder anistia.

Na mesma data, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto que busca suspender a ação penal do Supremo Tribunal Federal contra acusados de planejar uma tentativa de golpe. Inicialmente voltado para o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), o texto pode paralisar todo o processo, potencialmente beneficiando Bolsonaro.

O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, começou na antiga Funarte e percorreu a Esplanada, contando com a presença de apoiadores como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Bolsonaro, que deixou o hospital no domingo (4) após 22 dias internado para uma cirurgia, destacou a “vocação pela liberdade” do Brasil e pediu esperança aos seguidores. “Vivemos um momento triste, mas não podemos desistir. O Brasil é uma pátria incrível, e todos temos o dever de lutar por seu futuro”, afirmou, agradecendo por sua recuperação.

Em 2025, outros dois protestos com a mesma pauta ocorreram: um no Rio de Janeiro, em março, e outro em São Paulo, em abril.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se reúne com senadores para tratar de projeto de dosimetria em meio a atritos entre poderes
Em clima de desgaste entre governo e Congresso, encontro surpresa busca alinhar posições sobre texto que pode atenuar punições a réus do 8 de Janeiro
Glauber Braga celebra “vitória coletiva” ao escapar da cassação por quebra de decoro
Deputado do PSOL receberá suspensão de seis meses após briga com coordenador do MBL
Centrão desanima Flávio Bolsonaro em jantar e aponta Tarcísio de Freitas como melhor opção para 2026
Líderes do PP e União Brasil dizem ao senador que sobrenome Bolsonaro pesa contra e defendem governador de São Paulo
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
Carregando..