Jair Bolsonaro defende anistia para presos do 8 de janeiro em ato na Esplanada

Por: Brado Jornal 07.mai.2025 às 18h52
Jair Bolsonaro defende anistia para presos do 8 de janeiro em ato na Esplanada

Durante um protesto na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (7), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a anistia aos condenados pela invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 é uma questão política a ser resolvida unicamente pelo Congresso. “O parlamento representa o povo e deve decidir. Ninguém pode interferir”, declarou, destacando que a Câmara já aprovou a urgência de um projeto de lei sobre o tema, embora o texto ainda aguarde votação em plenário. No Senado, parlamentares discutem uma proposta alternativa que reduz penas, sem conceder anistia.

Na mesma data, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto que busca suspender a ação penal do Supremo Tribunal Federal contra acusados de planejar uma tentativa de golpe. Inicialmente voltado para o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), o texto pode paralisar todo o processo, potencialmente beneficiando Bolsonaro.

O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, começou na antiga Funarte e percorreu a Esplanada, contando com a presença de apoiadores como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Bolsonaro, que deixou o hospital no domingo (4) após 22 dias internado para uma cirurgia, destacou a “vocação pela liberdade” do Brasil e pediu esperança aos seguidores. “Vivemos um momento triste, mas não podemos desistir. O Brasil é uma pátria incrível, e todos temos o dever de lutar por seu futuro”, afirmou, agradecendo por sua recuperação.

Em 2025, outros dois protestos com a mesma pauta ocorreram: um no Rio de Janeiro, em março, e outro em São Paulo, em abril.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Banqueiro Augusto Lima, preso em operação da PF, e esposa Flávia Arruda foram homenageados na Alba por deputado do PL baiano
Em novembro de 2023, Augusto Ferreira Lima e sua esposa, Flávia Arruda (ex-deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Jair Bolsonaro), foram homenageados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A detenção de Vorcaro preocupa mais o cenário político que a de Bolsonaro
A manobra por defesas revela o potencial de Vorcaro para escapar da cadeia e gerar inquietude na capital federal
Câmara aprova pacote antifacção com endurecimento de penas contra o crime organizado
Plenário rejeita oposição de PT e PSOL e dá aval ao projeto com 370 votos favoráveis
Lula retorna a Belém em semana decisiva para garantir avanços reais na COP30
Presidente busca desfecho concreto na cúpula do clima
Prefeito de Belém ataca chanceler alemão por fala que gera memes
Líder paraense rebate declaração de Merz como discriminatória, enquanto governador apoia e redes sociais ironizam com protesto virtual
Alcolumbre nomeia Alessandro Vieira relator do projeto antifacções e revela recusa a indicações de bolsonaristas
Medida busca isolar texto de disputas partidárias e preservar foco na segurança pública
Carregando..