Alexandre de Moraes ameaça prender José Aldo Rabello por desacato em depoimento no STF

Ministro do Supremo repreende ex-deputado durante testemunho em defesa do almirante Almir Garnier
Por: Brado Jornal 04.jun.2025 às 08h11 - Atualizado: 04.jun.2025 às 08h14
Alexandre de Moraes ameaça prender José Aldo Rabello por desacato em depoimento no STF
Foto: Reprodução
Em vídeo divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (3), o ministro Alexandre de Moraes repreendeu o ex-ministro e ex-deputado federal José Aldo Rabello, ameaçando-o de prisão por desacato durante um depoimento ocorrido em 23 de maio. Rabello foi ouvido como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha no governo de Jair Bolsonaro (PL), em um caso relacionado a uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Contexto do depoimento

Durante o interrogatório, o advogado Demóstenes Torres perguntou a Rabello se um almirante poderia decidir mobilizar tropas navais. O ex-ministro interpretou a resposta de Garnier, que disse estar “à disposição”, como uma expressão figurada. “Na língua portuguesa, dizer ‘estou à disposição’ não é literal, assim como ‘estou frito’ não significa estar na frigideira”, afirmou Rabello, tentando contextualizar a declaração do almirante.

Moraes, no entanto, questionou se Rabello estava presente na reunião em que Garnier fez a afirmação, mencionada em um relatório da Polícia Federal que aponta o oferecimento de tanques para um possível golpe. Diante da negativa, o ministro criticou: “O senhor não pode avaliar a língua portuguesa daquele momento.” Rabello retrucou, defendendo sua interpretação: “Minha análise da língua portuguesa é minha, e eu não aceito censura.”

Tensão e ameaça de prisão

A resposta de Rabello gerou uma reação imediata de Moraes, que alertou: “Se o senhor não se comportar, será preso por desacato.” O episódio, registrado em vídeo, evidencia a tensão no depoimento e reflete a gravidade do caso investigado, que envolve alegações de planejamento golpista no governo anterior.

O STF segue analisando o caso de Almir Garnier, com base em investigações da Polícia Federal que apontam sua suposta disponibilidade para ações contra o Estado democrático em 2022. A divulgação do vídeo reforça o impacto do depoimento de Rebelo e a rigidez do Supremo na condução de casos ligados a ameaças à democracia.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governador da Bahia rejeita enquadramento de facções como terroristas
Jerônimo Rodrigues critica proposta e defende unidade na segurança pública
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Carregando..