Carla Zambelli deixa Brasil após condenação e busca refúgio nos EUA

Deputada condenada pelo STF viajou por terra até a Argentina e planeja seguir para a Itália
Por: Brado Jornal 04.jun.2025 às 10h06
Carla Zambelli deixa Brasil após condenação e busca refúgio nos EUA
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos e 8 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 14 de maio, deixou o Brasil no dia 25 de maio, atravessando a fronteira com a Argentina. Segundo informações do portal Metrópoles, Zambelli saiu de carro em direção a Buenos Aires, passando por Foz do Iguaçu (PR), onde não há controle migratório, o que impediu o registro de sua saída pela Polícia Federal. De lá, a congressista seguiu para os Estados Unidos.

Condenação e crimes

A 1ª Turma do STF condenou Zambelli por unanimidade por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em ação penal que também réu o hacker Walter Delgatti Neto, da “Vaza Jato”. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), a deputada orquestrou a invasão para emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, simulando que ele próprio havia determinado a medida. Delgatti, que confessou ter executado o hackeamento a mando de Zambelli, foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou a perda do mandato de Zambelli, a ser formalizada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, além de inelegibilidade por 8 anos. Contudo, a deputada só perderá o cargo quando não houver mais recursos possíveis no julgamento.

Fuga e pedido de prisão

Zambelli, que ainda possui seu passaporte, não cometeu ilegalidade ao deixar o país, já que saiu antes da conclusão dos recursos de sua condenação. Na terça-feira (3 de junho), a deputada anunciou estar fora do Brasil e informou que solicitará licença não remunerada de seu mandato, com planos de viajar para a Itália, onde tem cidadania. Em resposta, a PGR pediu ao STF a prisão preventiva da congressista, e a decisão agora cabe ao Supremo, com posterior avaliação pela Câmara dos Deputados.

Desdobramentos políticos

A saída de Zambelli do Brasil e sua condenação intensificam o debate sobre a responsabilidade de parlamentares em casos de crimes cibernéticos. A ausência de controle na fronteira com a Argentina também levanta questões sobre a fiscalização de saídas do país em casos sensíveis. O desfecho do caso dependerá das próximas decisões do STF e das ações da Câmara, enquanto a deputada segue no exterior.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aldo Rebelo avalia pacificação e critica STF em Feira de Santana
União nacional é essencial para superar divisões, diz ex-senador
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Ciro Gomes enfrenta pedido de prisão por ofensas a Janaína Farias
Ministra Gleisi Hoffmann respalda ação contra ataques considerados machistas
Tarcísio é criticado por Rui Costa após ataques ao STF e defesa de Bolsonaro
Declarações do governador de São Paulo geram polêmica com ministro da Casa Civil
Gilmar Mendes nega existência de “ditadura da toga” no STF
Decano rebate críticas de Tarcísio e atos da oposição sobre “tirania” judicial
Milei reconhece revés em pleito provincial de Buenos Aires e promete intensificar mudanças econômicas
A votação provincial serve como indicador chave para o cenário das disputas legislativas federais em outubro
Carregando..