Alexandre de Moraes formaliza solicitação de extradição de Carla Zambelli à Itália

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por liderar uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023
Por: Brado Jornal 12.jun.2025 às 07h46
Alexandre de Moraes formaliza solicitação de extradição de Carla Zambelli à Itália
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na quarta-feira (11.jun.2025), o pedido formal de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A solicitação, enviada ao governo federal, inclui a decisão judicial que resultou na condenação da parlamentar, os dispositivos do Código Penal que embasaram a sentença e um resumo para viabilizar o pedido às autoridades italianas. A íntegra do documento está disponível (PDF – 648 kB).

Condenação e fuga para a Itália

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por liderar uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Após a sentença, a deputada deixou o Brasil e seguiu para a Itália. No dia 4 de junho, Moraes determinou sua prisão, e, no sábado seguinte (7.jun), ordenou a execução imediata da pena após a 1ª Turma do STF rejeitar, por unanimidade, um recurso da defesa para anular a condenação.

Segundo o documento, “A Sra. Carla Zambelli Salgado de Oliveira, de maneira livre, consciente e voluntária, comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito”. O hacker Walter Delgatti, que executou a invasão a mando de Zambelli, também foi condenado no mesmo processo, recebendo uma pena de 8 anos e 3 meses de prisão.

Garantias para a extradição

No pedido de extradição, Moraes assegurou que, caso a Itália autorize o retorno de Zambelli, o Brasil cumprirá compromissos específicos. O ministro garantiu que a deputada não será processada ou presa por fatos anteriores ao pedido, não enfrentará pena perpétua, não terá sua pena agravada por motivos políticos e não será submetida a tortura ou tratamentos desumanos.

Contexto da decisão

A solicitação de extradição reflete a gravidade do caso, que envolve a violação de sistemas judiciais estratégicos. A fuga de Zambelli para a Itália e a celeridade do STF em acionar o governo federal para sua extradição reforçam a prioridade dada ao cumprimento da sentença. O desdobramento do caso segue em aberto, pendente da resposta das autoridades italianas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Carlos Lupi na mira da CPMI do INSS em semana de embates e estratégias políticas
Para evitar tensões, os ex-ministros serão inicialmente convidados, com convocações formais previstas apenas em caso de recusa.
Jair Bolsonaro enfrenta STF por acusações de golpe após eleições de 2022
Além de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes
Tarcísio de Freitas promete indulto a Jair Bolsonaro como primeiro ato se eleito em 2026
Apesar de suas declarações, Tarcísio enfrentou críticas dentro do círculo de Bolsonaro. U
Governo Lula se prepara para novas sanções dos EUA antes do julgamento de Jair Bolsonaro
O processo para implementação da Lei de Reciprocidade pode levar de seis meses a um ano, justificando a antecipação do governo brasileiro
Alexandre de Moraes intensifica vigilância na casa de Jair Bolsonaro
Além disso, o ministro autorizou vistorias em todos os veículos que deixarem o local, incluindo bagageiros e porta-malas, com registro diário de motoristas, passageiros e automóveis, a ser enviado ao STF.
Carregando..