Governo Lula registra menor aprovação desde início do mandato, aponta Ipsos-Ipec

A confiança no presidente também atingiu seu menor nível, com apenas 37% dos entrevistados afirmando confiar em Lula, contra 58% que não confiam
Por: Brado Jornal 13.jun.2025 às 10h28
Governo Lula registra menor aprovação desde início do mandato, aponta Ipsos-Ipec
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu pior índice de aprovação desde o início do terceiro mandato, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira (12.jun.2025). De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, enquanto 25% o avaliam como “bom” ou “ótimo” e 29% o classificam como “regular”. Os números refletem uma queda na popularidade do petista, agravada por recentes escândalos e desafios na administração.

Descontentamento crescente

Comparado ao levantamento de março, o cenário piorou: a reprovação subiu de 41% para 43%, e a aprovação caiu de 27% para 25%. A pesquisa, realizada entre 5 e 9 de junho com 2 mil entrevistados em 132 municípios, tem margem de erro de dois pontos percentuais. O aumento do descontentamento coincide com a crise desencadeada por desvios em benefícios do INSS, revelados por operação da Polícia Federal, e foi reforçado por outro levantamento do Datafolha, que também apontou deterioração na imagem do governo.

Divisão por regiões e grupos

A reprovação é mais alta entre os mais ricos (59% entre quem tem renda acima de cinco salários mínimos), os mais escolarizados (51%) e os evangélicos (50%). Por outro lado, o governo tem melhor avaliação no Nordeste (38% de aprovação), entre os menos escolarizados (36%), os que ganham até um salário mínimo (33%) e os católicos (32%). No Sudeste, que representa 43% da amostra, a desaprovação chega a 47%, contra 23% de aprovação.

Confiança em queda

A confiança no presidente também atingiu seu menor nível, com apenas 37% dos entrevistados afirmando confiar em Lula, contra 58% que não confiam. Entre moradores de periferias, a confiança caiu de 38% para 31% desde março. Mesmo entre eleitores de Lula no segundo turno de 2022, 23% dizem não confiar no presidente. “A confiança em Lula está negativa desde dezembro de 2023, antes mesmo da aprovação do governo começar a cair”, destacou Márcia Cavallari, diretora do Ipsos-Ipec.

Percepção e desafios

Para 50% dos brasileiros, o governo está “pior do que o esperado”, enquanto 28% consideram que atendeu às expectativas e 20% acreditam que as superou. A maioria (55%) desaprova a forma como Lula conduz o país, contra 39% que aprovam. Internamente, as frequentes viagens internacionais do presidente e sua reduzida presença em eventos públicos são apontadas como fatores que prejudicam sua imagem.

O levantamento reforça os desafios enfrentados pelo governo Lula em meio a críticas à gestão e à necessidade de recuperar a confiança da população.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gestão de Zé Cocá em Jequié firma contratos de R$ 58 milhões e gera controvérsia
Empresas para serviços de terceirização de mão de obra em secretarias municipais, com custo total superior a R$ 58 milhões, pelo período de 12 meses.
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Varejo brasileiro registra terceiro mês consecutivo de queda real em agosto
O IPCA, a ser publicado pelo IBGE na quarta-feira (10.set.2025), também deve registrar deflação.
Juventude baiana e vereadores em foco para 2026
Mapeamento estratégico e ambições políticas
Kleber Rosa desiste de governo e foca em vaga de deputado em 2026
PSOL planeja fortalecer bancada legislativa com estratégia eleitoral na Bahia
Carregando..