Governo Lula registra menor aprovação desde início do mandato, aponta Ipsos-Ipec

A confiança no presidente também atingiu seu menor nível, com apenas 37% dos entrevistados afirmando confiar em Lula, contra 58% que não confiam
Por: Brado Jornal 13.jun.2025 às 10h28
Governo Lula registra menor aprovação desde início do mandato, aponta Ipsos-Ipec
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu pior índice de aprovação desde o início do terceiro mandato, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira (12.jun.2025). De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, enquanto 25% o avaliam como “bom” ou “ótimo” e 29% o classificam como “regular”. Os números refletem uma queda na popularidade do petista, agravada por recentes escândalos e desafios na administração.

Descontentamento crescente

Comparado ao levantamento de março, o cenário piorou: a reprovação subiu de 41% para 43%, e a aprovação caiu de 27% para 25%. A pesquisa, realizada entre 5 e 9 de junho com 2 mil entrevistados em 132 municípios, tem margem de erro de dois pontos percentuais. O aumento do descontentamento coincide com a crise desencadeada por desvios em benefícios do INSS, revelados por operação da Polícia Federal, e foi reforçado por outro levantamento do Datafolha, que também apontou deterioração na imagem do governo.

Divisão por regiões e grupos

A reprovação é mais alta entre os mais ricos (59% entre quem tem renda acima de cinco salários mínimos), os mais escolarizados (51%) e os evangélicos (50%). Por outro lado, o governo tem melhor avaliação no Nordeste (38% de aprovação), entre os menos escolarizados (36%), os que ganham até um salário mínimo (33%) e os católicos (32%). No Sudeste, que representa 43% da amostra, a desaprovação chega a 47%, contra 23% de aprovação.

Confiança em queda

A confiança no presidente também atingiu seu menor nível, com apenas 37% dos entrevistados afirmando confiar em Lula, contra 58% que não confiam. Entre moradores de periferias, a confiança caiu de 38% para 31% desde março. Mesmo entre eleitores de Lula no segundo turno de 2022, 23% dizem não confiar no presidente. “A confiança em Lula está negativa desde dezembro de 2023, antes mesmo da aprovação do governo começar a cair”, destacou Márcia Cavallari, diretora do Ipsos-Ipec.

Percepção e desafios

Para 50% dos brasileiros, o governo está “pior do que o esperado”, enquanto 28% consideram que atendeu às expectativas e 20% acreditam que as superou. A maioria (55%) desaprova a forma como Lula conduz o país, contra 39% que aprovam. Internamente, as frequentes viagens internacionais do presidente e sua reduzida presença em eventos públicos são apontadas como fatores que prejudicam sua imagem.

O levantamento reforça os desafios enfrentados pelo governo Lula em meio a críticas à gestão e à necessidade de recuperar a confiança da população.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Freedom: ação policial desmantela célula armada do CV na Bahia e Ceará
Polícia cumpre centenas de mandados e bloqueia bens de suspeitos em guerra contra facções
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Carregando..