Trump avalia ação contra Irã em duas semanas, diz Casa Branca

O líder supremo iraniano, por sua vez, alertou que um ataque direto dos EUA terá “consequências irreparáveis” e prometeu retaliação
Por: Brado Jornal 20.jun.2025 às 07h55
Trump avalia ação contra Irã em duas semanas, diz Casa Branca
(Chip Somodevilla/Getty Images)

A Casa Branca anunciou, nesta quinta-feira (19), que o presidente Donald Trump decidirá em até duas semanas sobre uma possível intervenção dos Estados Unidos no conflito entre Israel e Irã. A declaração surge após o Wall Street Journal revelar que Trump já teria aprovado planos de ataque contra alvos iranianos, incluindo a usina nuclear de Fordow, um complexo subterrâneo próximo a Qom, com 2.700 centrífugas capazes de enriquecer urânio a 60% — nível próximo ao necessário para ogivas nucleares, segundo a AIEA.

Karoline Leavitt, secretária de imprensa, citou Trump ao afirmar que a decisão depende de possíveis negociações com o Irã, que podem ou não avançar. “Tomarei minha decisão nas próximas duas semanas”, disse o presidente, conforme relatado. Na quarta-feira, Trump evitou confirmar planos de atacar instalações nucleares iranianas, limitando-se a dizer: “Talvez eu faça, talvez não. Ninguém sabe.”

A tensão escalou após a suspensão de negociações em Omã, iniciadas em abril e interrompidas por bombardeios israelenses. Trump criticou o Irã, afirmando que o país “deveria ter aceitado o acordo”. Na terça (17), em post na Truth Social, ele intensificou o tom, sugerindo que sabe onde o aiatolá Ali Khamenei está e que sua “paciência está acabando”, embora tenha negado, por ora, intenção de matá-lo.

O líder supremo iraniano, por sua vez, alertou que um ataque direto dos EUA terá “consequências irreparáveis” e prometeu retaliação. A possibilidade de uma guerra total no Oriente Médio preocupa aliados e adversários, enquanto republicanos se dividem sobre o envolvimento americano.

Os EUA já reforçam sua presença militar na região, com um terceiro contratorpedeiro no Mediterrâneo e um segundo grupo de porta-aviões a caminho. O Pentágono classifica o movimento como defensivo, mas analistas veem preparativos para um possível apoio a Israel em ataques contra Teerã. Apesar de ações indiretas, como interceptação de mísseis contra Israel, a Casa Branca considera opções mais agressivas, incluindo ataques diretos a instalações nucleares iranianas, segundo a Reuters.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advogado é multado por ofender juiz em ação trabalhista na Bahia
Caso em Juazeiro envolveu acusações de "covarde" e "abuso de autoridade"
Aldo Rebelo avalia pacificação e critica STF em Feira de Santana
União nacional é essencial para superar divisões, diz ex-senador
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Carregando..