Pecuaristas pressionam Bolsonaro a ceder espaço para Tarcísio em 2026

O tema da sucessão presidencial foi destaque na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), realizada em Presidente Prudente (SP)
Por: Brado Jornal 25.jun.2025 às 09h07
Pecuaristas pressionam Bolsonaro a ceder espaço para Tarcísio em 2026
Marcelo Toledo - 17.jun.25/Folhapress

Representantes do agronegócio, que apoiaram Jair Bolsonaro (PL) durante e após seu mandato presidencial, defendem que o ex-presidente, atualmente inelegível até 2030, desista de manter sua candidatura para 2026 e endosse um novo nome da direita para enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo eles, a definição precoce de um candidato é essencial para fortalecer a oposição.

O tema da sucessão presidencial foi destaque na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), realizada em Presidente Prudente (SP). Bolsonaro esteve presente no primeiro dia do evento, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado por pecuaristas e lideranças do setor como o nome mais promissor para liderar a direita, diante da inelegibilidade do ex-presidente.

Líderes do setor consultados pela Folha destacaram que a demora de Bolsonaro em abrir mão da disputa pode fragmentar a direita, dificultando a consolidação de um adversário competitivo contra Lula, que, segundo eles, mantém campanha constante. Eles citam o exemplo de 2018, quando Lula, barrado pela Lei da Ficha Limpa, foi substituído por Fernando Haddad. Apesar de oficializado apenas em setembro, Haddad já era conhecido como o indicado de Lula, o que o tornou competitivo contra Bolsonaro no segundo turno.

Atualmente, a direita enfrenta uma dispersão de nomes para 2026. Além de Bolsonaro, que é réu por suposta tentativa de golpe, cinco governadores são cotados: Tarcísio de Freitas (Republicanos, SP), Ronaldo Caiado (União Brasil, GO), Romeu Zema (Novo, MG), Ratinho Junior (PSD, PR) e Eduardo Leite (PSD, RS). Desses, apenas Tarcísio está no primeiro mandato e poderia concorrer à reeleição estadual, mas pecuaristas acreditam que ele aceitaria disputar o Planalto se indicado por Bolsonaro.

Entre os governadores, Tarcísio é visto como o único com reais chances de vitória, enquanto outros, como Caiado ou Zema, poderiam compor a chapa como vice. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também é mencionada para a vice-presidência. Durante a Feicorte, Bolsonaro elogiou Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Tarcísio, chamando-o de “presidente do maior partido, depois do PL”, com um aperto de mãos. Kassab, presente no evento, havia afirmado em maio, na Agrishow, que a pluralidade de candidatos da direita não é um problema, pois “no segundo turno todos se encontram”.

Bolsonaro, no entanto, insiste em sua candidatura: “Eleição sem Jair Bolsonaro é negação da democracia”. Tarcísio reforçou seu apoio: “Vocês estão aqui em consideração ao nosso presidente Bolsonaro, que é uma pessoa que entrou para a história do Brasil. Digo mais, a sua missão, presidente, não acabou, a sua missão não acabou. O senhor ainda vai contribuir muito para o Brasil, o senhor vai fazer a diferença.”

Luiz Antônio Nabhan Garcia, ex-secretário de Assuntos Fundiários de Bolsonaro, acredita que o ex-presidente pode reverter sua inelegibilidade e segue sendo o favorito dos pecuaristas. “Se Bolsonaro não apoiar, não emplaca. Todos querem apoio do Bolsonaro”, disse. O secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, reforçou: “Quem visitou a feira, viu na cerimônia uma direita unida e que tem um projeto bem definido para 2026, tendo como líder irrevogável Jair Messias Bolsonaro. Como organizador do evento de abertura e um dos responsáveis pelo convite ao presidente e ao governador, sei que qualquer outra hipótese não reflete a realidade.”

A Feicorte, que reuniu 16,5 mil pessoas, destacou em seu balanço que a presença de figuras como Tarcísio, Bolsonaro e Piai elevou o prestígio do evento no cenário do agronegócio.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Carregando..