Nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, utilizou seu perfil no Instagram para expressar orgulho por integrar a Corte, que, segundo ele, “cumpre com responsabilidade o papel de resguardar a soberania nacional, a democracia, os direitos e as liberdades, conforme a Constituição do Brasil e suas leis”. A declaração, embora não mencione diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ocorre em resposta ao anúncio de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA, a partir de 1º de agosto de 2025.
A medida anunciada por Trump foi justificada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o líder norte-americano criticou o tratamento dado pelo governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe de Estado. Além disso, Trump acusou o STF de impor “censuras secretas e ilegais” a plataformas de mídia dos EUA, alegando que o Brasil ataca a liberdade de eleições.
Sem citar nomes, Dino reforçou o compromisso do STF com a proteção da soberania e dos princípios democráticos, destacando que a Corte atua estritamente dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira. A nova tarifa dos EUA, que impactará todas as exportações brasileiras, intensifica as tensões entre os dois países.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...