Bolsonaro elogia Trump e critica tarifas impostas ao Brasil

Ex-presidente diz ser contra taxação de 50% e afirma que poderia negociar com líder americano
Por: Brado Jornal 16.jul.2025 às 07h35
Bolsonaro elogia Trump e critica tarifas impostas ao Brasil
Foto: Reprodução
Em entrevista ao Poder360 na terça-feira (15.jul.2025), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou admiração pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), destacando a relação próxima entre ambos. “Eu sou apaixonado por ele, pelo povo americano, pela política americana, pelo país que é os Estados Unidos. Eu nunca neguei isso desde meu tempo de garoto. O Trump sempre soube disso. Ele me tratava como um irmão. […] Tenho profunda gratidão por ele. Tivemos um excelente relacionamento. Fizemos planos. Parece que estávamos até namorando. Fizemos muitos planos para o Brasil na questão dos minérios”, declarou Bolsonaro. A entrevista, transmitida ao vivo no YouTube do jornal, foi conduzida pelas jornalistas Simone Kafruni, secretária de Redação assistente, e Mariana Haubert, editora sênior.

Bolsonaro abordou o aumento de 50% nas tarifas impostas por Trump aos produtos brasileiros, medida anunciada na semana anterior. Ele se posicionou contra a taxação, negando qualquer influência na decisão do presidente americano. O ex-presidente sugeriu que poderia ajudar a resolver o impasse, mas destacou entraves pessoais: “Eu sou contra, seria contra o tarifaço. Meu filho Eduardo seria contra também. Mas temos um problema mais grave: se o Brasil continuar avançando à esquerda, com o Lula falando besteira o tempo todo, esse inconsequente, provocando os Estados Unidos… Essa taxa de 50% pode ser diminuída. Acho que tenho o poder de resolver esse assunto –parte dele– mas tenho que ter liberdade de conversar com Trump. No momento, nem passaporte eu tenho.”

Na mesma terça-feira, Trump, em entrevista na Casa Branca, voltou a criticar o processo judicial contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, chamando-o de “caça às bruxas”. O presidente americano esclareceu que não considera Bolsonaro um amigo próximo, mas elogiou sua conduta: “Olha, ele não é como um amigo meu. Ele é alguém que eu conheço, e eu o conheço como um representante de milhões de pessoas, brasileiros. Eles são ótimas pessoas, e ele ama o país e lutou muito por essas pessoas, e querem colocá-lo na prisão”. Trump também afirmou que “ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo” e descreveu Bolsonaro como um “presidente respeitado”.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio responde a Eduardo Bolsonaro e foca em São Paulo diante de tarifas de Trump
Governador descarta polêmica e prioriza diálogo com setores afetados
PGR solicita ao STF a condenação de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe
A PGR aponta Bolsonaro como o principal líder de uma organização criminosa voltada a desestabilizar o Estado Democrático de Direito.
Conselho de Ética suspende André Janones por três meses
Deputado pode recorrer da decisão após confusão no plenário
Empresários do Brasil e EUA defendem diálogo para reverter tarifas de Trump
Setor produtivo busca negociações antes de retaliações contra sobretaxa de 50%
Lula regulamenta Lei da Reciprocidade em resposta a tarifas de Trump
Decreto define estratégias para contrapor medida dos EUA e protege setores exportadores
Absurdo! Projeto de Lei de Hilton Coelho é ataque à liberdade individual e religiosa
Líderes religiosos, psicólogos ou qualquer pessoa que ofereça apoio a alguém que, de forma espontânea, deseje reavaliar sua orientação sexual ou identidade de gênero poderá ser criminalizado.
Carregando..