Trump prejudica Bolsonaro ao tentar defendê-lo, dizem aliados

Tentativa de apoio com tarifa de 50% contra Brasil intensifica desgaste do ex-presidente
Por: Brado Jornal 17.jul.2025 às 08h52
Trump prejudica Bolsonaro ao tentar defendê-lo, dizem aliados
Foto: Divulgação
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de protegê-lo de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) acabou gerando um efeito contrário, agravando a situação política de Bolsonaro. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando-a, “em parte”, pela suposta “caça às bruxas” contra Bolsonaro, exigindo que o julgamento no STF pare “IMEDIATAMENTE!”. A medida, segundo aliados, colocou Bolsonaro em um “buraco” político de difícil recuperação.

A decisão de Trump, vista por setores políticos e econômicos como uma chantagem contra o Brasil, pode aumentar a inflação, o desemprego e comprometer o crescimento econômico do país. Aliados de Bolsonaro lamentam que, sem a menção ao ex-presidente na carta, o impacto negativo da tarifa recairia apenas sobre o governo Lula, possivelmente associado à proximidade do petista com os Brics e suas críticas passadas a Trump. Em vez disso, a ligação explícita com Bolsonaro transformou Lula em um “defensor da pátria” e fortaleceu sua aprovação, conforme apontam pesquisas internas de partidos bolsonaristas e dados divulgados pela Quaest na quarta-feira (16.jul.2025), que indicam maior apoio a Lula mesmo entre eleitores de Bolsonaro.

Partidários do ex-presidente agora buscam estratégias para minimizar o desgaste de Bolsonaro, sugerindo que Trump poderia redirecionar sanções econômicas a figuras específicas, como o ministro do STF Alexandre de Moraes, em vez de penalizar todo o Brasil. No entanto, analistas próximos a Bolsonaro consideram essa possibilidade improvável, já que Trump parece mais interessado em alinhar o Brasil aos seus interesses econômicos globais, usando Bolsonaro como pretexto.

“Trump deu uma carona ao ex-presidente, mas os efeitos foram contrários aos esperados”, afirmou um aliado, destacando que a medida fortaleceu Lula politicamente enquanto ampliou o desgaste de Bolsonaro, que agora precisa se explicar publicamente.A carta de Trump gerou reações no Brasil, com o governo Lula e o Itamaraty preparando uma resposta oficial, enquanto o STF mantém silêncio sobre o caso. A situação também intensificou debates no Congresso, onde parlamentares bolsonaristas tentam articular uma narrativa para desvincular o ex-presidente das consequências econômicas da tarifa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
União Brasil e PP mantêm apoio a Lula apesar de saída do governo
Parlamentares governistas permanecem fiéis ao Planalto
Tarcísio defende anistia, mas Câmara segue sem decisão, afirma Motta
Presidente da Casa avalia posições de líderes partidários sobre projeto polêmico
Lula questiona uso de cores nacionais pela oposição e destaca foco nos mais pobres
Presidente critica programas de Bolsonaro e reforça compromisso com políticas sociais durante lançamento do Gás do Povo
Governador enfrenta críticas e polêmicas na Bahia
Dinheiro escondido, vaias evitadas e tensões políticas marcam semana agitadaDescoberta inusitada em salão de beleza
Hugo Motta e Sóstenes discutem anistia, mas votação segue sem prazo definido
Sem cronograma, Câmara avalia proposta que pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
Tarcísio enfrenta dificuldades na Alesp enquanto defende Bolsonaro em Brasília
Atraso na aprovação de conselheiro do TCE reflete tensões com deputados estaduais
Carregando..