Em um contexto de atritos comerciais entre Brasil e Estados Unidos, os norte-americanos demonstraram interesse em explorar os minerais críticos do Brasil. Na quarta-feira (23.jul.2025), em Brasília, o embaixador interino dos EUA, Gabriel Escobar, reuniu-se com representantes do setor mineral brasileiro, incluindo o presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Raul Jungmann, e o vaice-presidente, Fernando Azevedo. O encontro, solicitado pelo diplomata, abordou a possibilidade de uma missão de mineradoras brasileiras aos EUA.
Os minerais em foco incluem nióbio, lítio, cobalto, grafite, cobre, urânio e terras raras, essenciais para a produção de chips, veículos elétricos e equipamentos de defesa. O Brasil possui uma das maiores reservas desses recursos no mundo, ficando atrás apenas da China, líder na cadeia global de refino. Contudo, Jungmann destacou que qualquer acordo sobre esses minerais é de responsabilidade exclusiva do governo brasileiro, já que pertencem à União. “É assunto privativo do governo”, afirmou ao Poder360. O Ibram, que representa empresas privadas de mineração, não tem autoridade para negociar tratados internacionais.
A aproximação ocorre em um momento de tensão comercial, com os EUA prestes a impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados a partir de 1º de agosto.
ALCKMIN COMENTA POSSIBILIDADES
Questionado por jornalistas sobre um possível acordo com os EUA envolvendo minerais críticos, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), indicou que há uma “pauta muito longa que pode ser explorada” e que as negociações podem avançar. Ele destacou o diálogo com setores exportadores, incluindo o minerário, que representa apenas 3% das exportações brasileiras para os EUA, mas importa mais de 20% em máquinas e equipamentos, evidenciando um “enorme superavit [dos EUA] na balança comercial brasileira”, conforme declarou.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...