Senadores solicitam à PF análise de proteção adicional para André Mendonça

Magno Malta e Eduardo Girão expressam preocupação com a segurança do ministro do STF, relator do caso Master, devido à complexidade da estrutura criminosa investigada na Operação Compliance Zero
Por: Brado Jornal 05.mar.2026 às 08h28
Senadores solicitam à PF análise de proteção adicional para André Mendonça
Nelson Jr./SCO/STF
Dois senadores da República, Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), encaminharam ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitando que a corporação avalie a possibilidade de intensificar as medidas de segurança em torno do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A solicitação tem como base a gravidade dos elementos revelados pela Operação Compliance Zero, que desmantelou uma organização criminosa de alto poder econômico, com capacidade comprovada de monitoramento, intimidação e execução de ações violentas. André Mendonça atua como relator do inquérito no STF relacionado ao Banco Master e ao empresário Daniel Vorcaro, incluindo a autorização de prisões preventivas e buscas.

No documento, os parlamentares destacam que o contexto da investigação, marcado por indícios de planos de agressão física, invasão de sistemas sigilosos e uso de recursos milionários para obstruir a justiça, demanda “cautela” e, se for o caso, “a eventual adoção de reforço na proteção”. O objetivo declarado é preservar a integridade física do magistrado e garantir o livre exercício de suas atribuições jurisdicionais sem interferências ou riscos.

A operação em questão resultou em prisões, como a de Vorcaro, e na morte de um dos investigados (Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”) em custódia, confirmada como suicídio pela PF. Além disso, envolveu afastamento de servidores do Banco Central e apreensão de bens em São Paulo e Minas Gerais.

Os senadores pedem que a PF examine o pedido e, dentro de suas competências, adote as providências necessárias para mitigar eventuais ameaças identificadas no âmbito da apuração. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Datena deixa a EBC para disputar as eleições
Apresentador encerra vínculo com a empresa pública e deve concorrer a deputado federal pelo PSB, com foco em segurança pública
Investigadores veem pouca novidade na nova proposta de delação de Vorcaro
Equipes da PF e da PGR preparam novo encontro com a defesa do ex-banqueiro após análise de versão revisada que detalha mais, mas não traz elementos inéditos
Lula falta à Bahia Farm Show e manda Alckmin à abertura
Vice-presidente representa o petista na maior feira agro do Norte e Nordeste
PSDB da Bahia: Adolfo Viana e Duda Sanches são os únicos viáveis; os demais são “fumaça e espuma", afirmam tucanos
Os demais nomes que têm circulado como possíveis candidatos são considerados, segundo dirigentes e articuladores do partido, apenas “fumaça e espuma”
PF investiga Virginia Fonseca por R$ 22,4 milhões em repasses
Relatórios do Coaf levantam suspeitas sobre empresa da influenciadora e ex-marido Zé Felipe
Kassio Nunes Marques suspende pesquisa sobre Flávio Bolsonaro
Decisão do TSE retira do ar levantamento do AtlasIntel que mostrava recuo nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro
Carregando..