Cinco dos oito senadores brasileiros enviados aos Estados Unidos para negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros se reuniram no sábado (26.jul.2025) em um hotel, sem a presença de representantes norte-americanos. A comitiva, liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), inclui Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). Segundo a assessoria de Nelsinho, “a missão busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos em meio ao avanço de barreiras tarifárias unilaterais que impactam setores estratégicos da economia brasileira”.
Na noite de sábado, durante a “reunião preparatória”, os senadores discutiram temas prioritários e alinharam “pontos” para as negociações, mas ainda não há reuniões confirmadas com autoridades do governo de Donald Trump. No mesmo período, no domingo (27.jul.2025), Trump anunciou um acordo comercial com a União Europeia (UE), que prevê tarifas de 15% e investimentos europeus de US$ 600 bilhões nos EUA, incluindo US$ 150 bilhões no setor de energia.
A agenda do primeiro dia útil da missão, na segunda-feira (28.jul.2025), inclui um “café da manhã de trabalho” com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros diplomatas brasileiros, além de encontros com empresários do setor privado americano e “reuniões fechadas”, sem detalhes sobre os participantes. As tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas a comitiva ainda não definiu uma estratégia clara nem confirmou diálogos com o alto escalão do governo norte-americano.
Os demais senadores da delegação, Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), chegaram a Washington no domingo (27.jul.2025). O grupo permanecerá nos EUA até quarta-feira (30.jul.2025).
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...