Senadores brasileiros discutem tarifas em reunião interna nos EUA

Negociações sobre tarifaço avançam lentamente enquanto EUA fecham acordo com UE
Por: Brado Jornal 28.jul.2025 às 11h27
Senadores brasileiros discutem tarifas em reunião interna nos EUA
Imagem: Divulgação/Flickr/nelsontradfilho
Cinco dos oito senadores brasileiros enviados aos Estados Unidos para negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros se reuniram no sábado (26.jul.2025) em um hotel, sem a presença de representantes norte-americanos. A comitiva, liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), inclui Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). Segundo a assessoria de Nelsinho, “a missão busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos em meio ao avanço de barreiras tarifárias unilaterais que impactam setores estratégicos da economia brasileira”.

Na noite de sábado, durante a “reunião preparatória”, os senadores discutiram temas prioritários e alinharam “pontos” para as negociações, mas ainda não há reuniões confirmadas com autoridades do governo de Donald Trump. No mesmo período, no domingo (27.jul.2025), Trump anunciou um acordo comercial com a União Europeia (UE), que prevê tarifas de 15% e investimentos europeus de US$ 600 bilhões nos EUA, incluindo US$ 150 bilhões no setor de energia.

A agenda do primeiro dia útil da missão, na segunda-feira (28.jul.2025), inclui um “café da manhã de trabalho” com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros diplomatas brasileiros, além de encontros com empresários do setor privado americano e “reuniões fechadas”, sem detalhes sobre os participantes. As tarifas entram em vigor em 1º de agosto, mas a comitiva ainda não definiu uma estratégia clara nem confirmou diálogos com o alto escalão do governo norte-americano.

Os demais senadores da delegação, Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), chegaram a Washington no domingo (27.jul.2025). O grupo permanecerá nos EUA até quarta-feira (30.jul.2025).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputados enfrentam denúncia por fake news contra Fuad Noman
Ação no TRE-MG pode tornar Nikolas Ferreira e outros parlamentares inelegíveis
Tarcísio alerta para impacto de tarifas de Trump na economia de São Paulo
Governador prevê retração no PIB e perda de empregos devido a medidas dos EUA
Deputado Filipe Barros é alvo de inquérito junto a Eduardo Bolsonaro por pressão contra STF
Ministro Alexandre de Moraes aponta articulação de congressistas para buscar sanções dos EUA contra magistrados brasileiros
Tarifas dos EUA em 1º de agosto impactarão Brasil sem adiamento
Trump mantém prazo para taxação de 50% sobre produtos brasileiros
Médicos da Bahia entram em greve contra mudanças trabalhistas
Paralisação em cinco hospitais estaduais começa na quinta-feira devido à substituição de contratos CLT por vínculos PJ
Manifestação em defesa de Jair Bolsonaro reúne grupo no Farol da Barra
No entanto, a ausência de João Roma, presidente do PL na Bahia, e de sua esposa, a deputada federal Roberta Roma, chamou atenção.
Carregando..