A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), em vídeo publicado em 26 de julho de 2025 em perfis alternativos no Instagram, declarou-se uma “exilada política” na Itália, onde busca refúgio após deixar o Brasil. A congressista agradeceu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por pedir às autoridades italianas, incluindo a primeira-ministra Giorgia Meloni e o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, que a acolham. “Eu queria dizer que hoje acordei com uma notícia muito boa, que é um vídeo do Flávio Bolsonaro falando por mim, pedindo por mim para a Giorgia Meloni, para o Matteo Salvini, que é o vice-primeiro-ministro daqui, pedindo para que me recebessem porque sou uma exilada política, sou uma perseguida política no Brasil”, afirmou Zambelli.
Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 14 de maio de 2025, por unanimidade da 1ª Turma, pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático qualificada, Zambelli enfrenta uma pena de 10 anos de reclusão em regime inicialmente fechado, além de 200 dias-multa e indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos. Em 4 de junho, o ministro Alexandre de Moraes decretou sua prisão, incluiu seu nome na difusão vermelha da Interpol e determinou o bloqueio de seus passaportes, contas bancárias, investimentos, veículos, imóveis e perfis oficiais nas redes sociais, administradas pela Meta, dona do Facebook e Instagram.
Apesar das restrições, Zambelli mantém atividade em uma conta alternativa no Instagram, criada em 13 de junho, com cerca de 11.000 seguidores. No perfil, ela critica o STF e comenta a tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. No vídeo, a deputada destacou que o apoio de Flávio Bolsonaro fortalece sua busca por abrigo político: “Tudo isso que vem acontecendo só vem facilitar o nosso entendimento aqui, porque se não estivesse acontecendo tudo isso, com a sanção, com uma série de coisas, realmente não daria para entender o que está acontecendo comigo”.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Flávio Bolsonaro defendeu que as autoridades italianas “abram as portas do governo para essa perseguida política”, alegando que Zambelli deixou o Brasil por não acreditar em um “processo justo e imparcial”. A congressista finalizou o vídeo agradecendo seu advogado, Fábio Pagnozzi, destacando que ele “tem feito um trabalho maravilhoso no Brasil”.
Entenda o caso
Carla Zambelli foi condenada pelo STF em maio de 2025 por falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático. Após anunciar sua saída do Brasil, teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes, que também ordenou medidas como o bloqueio de seus bens e a inclusão na lista da Interpol.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...