"MARAVILHOSO MUNDO DE JERO": Jerônimo defende segurança na Bahia e diz que é um estado de paz, apesar de liderança em homicídios

Governador comenta dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública em entrevista
Por: Brado Jornal 29.jul.2025 às 09h15 - Atualizado: 29.jul.2025 às 09h18
Crédito: Marina Silva/CORREIO
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou em entrevista a rádios em Barreiras, oeste do estado, nesta segunda-feira (28), que “a Bahia é um estado de paz”. A declaração veio três dias após o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 revelar que o estado lidera o ranking nacional de homicídios, com mais de 6 mil mortes registradas no último ano. O relatório também apontou a polícia baiana como a mais letal do país, com 1.556 mortes em intervenções policiais.

Sobre o tema, Jerônimo destacou a sensibilidade da questão, negando que sua resposta fosse uma forma de esquivar-se do problema. “E não está localizado na Bahia”, afirmou, enfatizando que o crime organizado é um desafio nacional. Ele comparou a evolução das facções criminosas nas últimas décadas, observando mudanças no perfil do crime. “Há mais de 30, 40 anos atrás não era assim, era assado. Mas, também existia um outro tipo de crime, não é o mesmo que acontece hoje, o recurso e o uso de tecnologias não é mais o mesmo, a sociedade não é mais a mesma”, explicou.

O Anuário também indicou que a Bahia concentra cinco das dez cidades mais violentas do Brasil: Jequié (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari e Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador) e Feira de Santana (centro-norte). Ao considerar as 20 cidades mais perigosas com população igual ou superior a 100 mil habitantes, o estado aparece com nove municípios, incluindo Ilhéus, Porto Seguro (sul e extremo sul), Santo Antônio de Jesus (recôncavo) e Salvador.

Jerônimo contextualizou os dados, afirmando que o problema não é exclusivo da Bahia. “Não é só a Bahia que padece com isso. Outros estados sofrem e é muito”, disse, ao comentar o avanço do crime organizado.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira inicia campanha contra extremistas em empresas
Deputado expõe perfis e cobra ações após comemorações pela morte de ativista conservador
PUC-RS cancela evento de Eduardo Bueno após polêmica sobre morte de Charlie Kirk
No sábado (13.set), outro compromisso do escritor foi suspenso na Livraria da Travessa, também na capital gaúcha, em uma decisão conjunta com o estabelecimento.
Grupo político de Vera Cruz defende Jerônimo e rebate críticas de Acm Neto sobre ponte Salvador-Itaparica
Lideranças locais destacam avanços nos estudos e reafirmam compromisso com o projeto de infraestrutura
Jair Bolsonaro deixa prisão domiciliar para tratar lesões de pele em Brasília
O trajeto até o hospital foi feito com escolta da Polícia Penal do Distrito Federal, e o local contava com cerca de 20 policiais militares e federais,
Deputado republicano dos EUA alerta para punição a aliados de Moraes após decisão contra Bolsonaro
Críticas intensas ao STF e defesa da democracia brasileira em meio a condenação do ex-presidente
Bolsonaro apresenta anemia e resquícios de pneumonia, revela boletim médico
Exames confirmam condições de saúde após procedimento dermatológico em Brasília
Carregando..