A pesquisa Quaest/Genial, publicada em 28 de julho de 2025, revela que 59% dos eleitores brasileiros não acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, tenha capacidade de reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030. Por outro lado, 31% dos entrevistados consideram que Trump possui influência para alterar a decisão judicial.
Entre os eleitores que apoiaram Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, 45% expressam desconfiança nas ações de Trump para mudar a situação jurídica do ex-presidente, enquanto 46% acreditam que ele pode ter sucesso. Já entre os que votaram em Lula, a descrença é mais significativa: 69% rejeitam a possibilidade de interferência, contra apenas 23% que a consideram viável.
Quando analisado o “posicionamento político”, a pesquisa aponta que 40% dos eleitores “mais à direita” e 52% dos bolsonaristas confiam na influência do republicano. Em contrapartida, 67% dos lulistas/petistas e 80% dos que se identificam “mais à esquerda” descartam a possibilidade de Trump alterar o cenário.
O levantamento, conduzido entre 10 e 13 de julho de 2025, entrevistou 2.004 eleitores com diferentes perfis políticos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...