Uma delegação de senadores brasileiros, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), reuniu-se em Washington na terça-feira (29.jul.2025) com oito congressistas norte-americanos para discutir a tarifa de 50% imposta por Donald Trump (Partido Republicano) sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. O grupo brasileiro busca estabelecer diálogo entre Brasil e EUA para mitigar os impactos da medida.
Dos parlamentares norte-americanos, sete são democratas: Tim Kaine (Virgínia), Ed Markey (Massachusetts), Mark Kelly (Arizona), Chris Coons (Delaware), Jeanne Shaheen (New Hampshire), Martin Heinrich (New Mexico) e a deputada Sydney Kamlager-Dove (Califórnia). O único republicano presente foi Thom Tillis (Carolina do Norte), conhecido por suas divergências com Trump.
Nenhum dos congressistas possui influência direta na Casa Branca.
Segundo Nelsinho Trad, a comitiva abordou os efeitos da tarifa. Martin Heinrich declarou não enxergar “benefícios reais” na alíquota, destacando “os impactos já sentidos pela população norte-americana”. Já Thom Tillis sugeriu a “possibilidade de adiamento da tarifa” devido a “ações judiciais em curso”. Ele afirmou que a medida é “um erro político com efeitos negativos para produtores e consumidores dos dois países”, elogiando a postura técnica dos brasileiros e lamentando a ausência de outros republicanos no diálogo.
Tillis, que anunciou sua aposentadoria para 2026 após atritos com Trump, incluindo críticas públicas do presidente na Truth Social em 29 de junho, votou contra o pacote fiscal de Trump. “Ótimas notícias! O ‘senador’ Thom Tillis não buscará a reeleição”, escreveu Trump na rede social.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...