A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), localizada e presa em um apartamento em Roma na terça-feira, 29, agora enfrenta um complexo processo judicial relacionado à sua possível extradição para o Brasil. Condenada a dez anos de prisão por financiar uma tentativa de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli deixou o Brasil antes da conclusão de seus recursos judiciais, buscando refúgio na Itália, onde possui cidadania. Em 3 de junho, ela mesma anunciou publicamente sua saída do país.
A Justiça brasileira reagiu rapidamente, emitindo um mandado de prisão e incluindo o nome da deputada na lista de procurados da Interpol, além de suspender suas redes sociais. A prisão na Itália foi facilitada pela cooperação entre as autoridades dos dois países, conforme destacou Andrei Rodrigues, chefe da Polícia Federal brasileira. Segundo ele, o processo de extradição já foi iniciado. No entanto, o advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi, afirmou que a deputada “se entregou” às autoridades, contestando a versão oficial.
O deputado italiano Angelo Bonelli foi quem informou às autoridades italianas sobre o paradeiro de Zambelli, possibilitando sua detenção. Agora, a defesa da deputada deve alegar que sua condenação no Brasil tem caráter político, argumento que pode dificultar a extradição, conforme precedente em casos como o do militante Allan dos Santos, nos Estados Unidos, e de Osvaldo Eustáquio, na Espanha. Apesar de Zambelli possuir cidadania italiana, adquirida posteriormente à brasileira, essa condição “secundária” não impede sua extradição.
O processo de extradição será judicial, garantindo à deputada o direito ao contraditório e à ampla defesa. Enquanto isso, a batalha legal deve se intensificar, com a Polícia Federal brasileira pressionando pelo retorno de Zambelli e sua defesa buscando bloquear a medida com base na tese de perseguição política.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...