Zambelli enfrenta luta judicial contra extradição após prisão na Itália

Deputada, condenada no Brasil, foi detida em Roma e agora enfrenta processo para retornar ao país
Por: Brado Jornal 30.jul.2025 às 10h20
Zambelli enfrenta luta judicial contra extradição após prisão na Itália
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Divulgação
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), localizada e presa em um apartamento em Roma na terça-feira, 29, agora enfrenta um complexo processo judicial relacionado à sua possível extradição para o Brasil. Condenada a dez anos de prisão por financiar uma tentativa de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli deixou o Brasil antes da conclusão de seus recursos judiciais, buscando refúgio na Itália, onde possui cidadania. Em 3 de junho, ela mesma anunciou publicamente sua saída do país.

A Justiça brasileira reagiu rapidamente, emitindo um mandado de prisão e incluindo o nome da deputada na lista de procurados da Interpol, além de suspender suas redes sociais. A prisão na Itália foi facilitada pela cooperação entre as autoridades dos dois países, conforme destacou Andrei Rodrigues, chefe da Polícia Federal brasileira. Segundo ele, o processo de extradição já foi iniciado. No entanto, o advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi, afirmou que a deputada “se entregou” às autoridades, contestando a versão oficial.

O deputado italiano Angelo Bonelli foi quem informou às autoridades italianas sobre o paradeiro de Zambelli, possibilitando sua detenção. Agora, a defesa da deputada deve alegar que sua condenação no Brasil tem caráter político, argumento que pode dificultar a extradição, conforme precedente em casos como o do militante Allan dos Santos, nos Estados Unidos, e de Osvaldo Eustáquio, na Espanha. Apesar de Zambelli possuir cidadania italiana, adquirida posteriormente à brasileira, essa condição “secundária” não impede sua extradição.

O processo de extradição será judicial, garantindo à deputada o direito ao contraditório e à ampla defesa. Enquanto isso, a batalha legal deve se intensificar, com a Polícia Federal brasileira pressionando pelo retorno de Zambelli e sua defesa buscando bloquear a medida com base na tese de perseguição política.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump aplica Lei Magnitsky e impõe sanções a Alexandre Moraes por violações de direitos humanos
A medida determina o congelamento de quaisquer bens ou ativos de Moraes em território americano e proíbe instituições financeiras dos EUA, como as bandeiras Visa e Mastercard, de realizar transações em dólares com o sancionado.
Alckmin discute com Firjan impacto de tarifas americanas
Reunião em Brasília aborda medidas contra tarifaço de Trump
Escândalo em Entre Rios revela suposto esquema de desvio de emenda parlamentar envolvendo presidente do PCdoB
Nos áudios, Tatiane, que também é assessora do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), teria dado orientações detalhadas sobre como desviar os recursos,
Em Nova York, Vieira debate Palestina enquanto Brasil busca diálogo com Trump
Chanceler brasileiro se reúne com premiê palestino em meio a esforços para negociar tarifas impostas pelos EUA
Eduardo Bolsonaro trabalha contra missão de senadores nos EUA
Deputado condiciona apoio à anistia de envolvidos no 8 de Janeiro
Comitiva brasileira debate tarifa de Trump com senadores dos EUA
Encontro em Washington reúne 7 democratas e republicano Thom Tillis, crítico do presidente
Carregando..