O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quarta-feira (30), não ter qualquer ligação com as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Não tenho nada com isso”, afirmou Bolsonaro ao ser questionado por jornalistas enquanto saía da sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.
Apesar da negativa, o nome do ex-mandatário aparece em um comunicado oficial do Departamento de Tesouro dos EUA, que anunciou punições financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky. Essa legislação americana é utilizada para sancionar cidadãos estrangeiros acusados de violações de direitos humanos. Segundo o documento, os bens e investimentos do ministro brasileiro nos EUA seriam bloqueados, embora investigações da CNN indiquem que Moraes não possui contas, bens ou investimentos no país.
O texto americano alega que o STF e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduzem uma “perseguição política” contra Bolsonaro. “A perseguição política, por meio de processos forjados, ameaça o desenvolvimento ordenado das instituições políticas, administrativas e econômicas do Brasil, inclusive minando a capacidade do Brasil de realizar uma eleição presidencial livre e justa em 2026”, afirma o comunicado. O documento ainda acusa o tratamento dado a Bolsonaro de contribuir para o “colapso deliberado do Estado de Direito no Brasil, para a intimidação politicamente motivada naquele país e para abusos de direitos humanos”.
Moraes é o relator do processo criminal que investiga Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado. Por decisão do ministro, o ex-presidente está sujeito a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, a apreensão de seu passaporte e restrições de horário para sair de casa.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...