O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, afirmou nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, pode contatá-lo a qualquer momento para discutir as tarifas comerciais aplicadas ao Brasil. “Eu gosto muito do povo brasileiro, vamos ver o que acontece”, declarou Trump no jardim da Casa Branca, ao comentar as taxas de 50%, que entram em vigor no dia 7 de agosto. Ele ainda criticou a condução do governo brasileiro, afirmando que “os líderes do Brasil tomaram decisões erradas”.
Desde que retornou à Presidência dos EUA, em 20 de janeiro de 2025, Trump não teve nenhum diálogo direto com Lula. O único encontro recente entre representantes dos dois países ocorreu na quarta-feira, 30 de julho, quando o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu pela primeira vez com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
O governo brasileiro, por sua vez, ainda não formalizou um pedido para uma reunião de alto nível com Trump. Segundo fontes do Planalto, o governo acredita que as declarações públicas de Lula, expressando disposição para negociar, já equivalem a um convite ao diálogo, dispensando a necessidade de uma solicitação oficial. No entanto, a gestão petista avalia que Trump não demonstrou interesse em discutir exclusivamente temas comerciais, como deseja o Brasil, sem abordar questões como o ex-presidente Jair Bolsonaro, as big techs ou a atuação do Judiciário brasileiro.
O Planalto espera que os Estados Unidos tomem a iniciativa para abrir conversas sobre as tarifas, mas, até o momento, não há sinais de que isso ocorrerá nos termos esperados pelo governo brasileiro.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...