Carla Zambelli, presa em Roma, publica carta chamando Alexandre de Moraes de “ditador”

Mensagem escrita na prisão é compartilhada por familiares e advogado
Por: Brado Jornal 07.ago.2025 às 09h23
Carla Zambelli, presa em Roma, publica carta chamando Alexandre de Moraes de “ditador”
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), detida em 29 de julho de 2025 no presídio feminino Rebibbia, em Roma, divulgou uma carta manuscrita por meio do Instagram de seu filho, o deputado estadual Bruno Zambelli (PL-SP), na quarta-feira, 6 de agosto de 2025. No texto, ela se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como “ditador” e afirma que “nenhum ditador nos colocará de joelhos”. A mensagem também foi publicada por João Zambelli, filho da parlamentar, por sua mãe, Rita Zambelli, e por Fabio Pagnozzi, seu advogado.

Zambelli, que estava foragida da Justiça brasileira por quase dois meses antes de ser capturada pelas autoridades italianas, expressou na carta sua determinação em manter a “fé e a cabeça erguida”. O documento, que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, contém trechos como: “Quero me pronunciar que estou sendo ‘forte e corajosa’, mantendo a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente. Tenham força, fé e coragem. O Brasil é um país abençoado e nenhum ditador nos colocará de joelhos.”

A íntegra da carta, endereçada “aos brasileiros de todo o mundo”, destaca a importância da liberdade e da família, seja de sangue ou escolhida, e reforça a mensagem de resistência: “A vida é um grande milagre, mas o maior presente para as nossas vidas é a liberdade para vivermos para a nossa família, seja a de sangue ou aquele que elegemos. [...] Amo vocês com todo meu coração! ‘Tudo posso naquele que me fortalece’.”

A divulgação da carta, que foi apagada posteriormente, gerou intensos debates nas redes sociais, com apoiadores de Zambelli exaltando sua postura e críticos questionando suas declarações contra Moraes. A situação da deputada, agora sob custódia em Roma, segue sob atenção enquanto processos judiciais no Brasil avançam.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Téo Senna rebate mudança de nome em colégio modelo e acusa governo de priorizar ideologia na educação baiana
Vereador do PSDB classifica decisão de retirar homenagem a Luís Eduardo Magalhães como perseguição política e desrespeito à história, afirmando que o foco deveria ser melhorar índices de ensino em vez de trocar placas
Lula e Flávio Bolsonaro lideram rejeição entre pré-candidatos
Levantamento Genial/Quaest revela altos índices de rejeição para petista e filho do ex-presidente na corrida presidencial de 2026
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Partido Novo denuncia outdoors de deputado federal em Alagoinhas com propaganda eleitoral antecipada
TRE-BA acata denúncia e dá 48 horas para Joseildo Ramos retirar propaganda irregular
Posto com sócios deputado e ex-prefeito assina contrato de R$ 7 milhões em Correntina
Fornecimento de 1,162 milhão de litros ainda não ocorreu, afirma defesa de Dal Barreto
Carregando..