Miriam Leitão assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

Jornalista e escritora integra a instituição como 12ª mulher eleita
Por: Brado Jornal 11.ago.2025 às 08h10
Miriam Leitão assume cadeira na Academia Brasileira de Letras
Foto: Reprodução/TV Globo
A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 8 de agosto de 2025, ocupando a cadeira 7, anteriormente pertencente ao cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro. Eleita em abril com 20 dos 34 votos, Miriam passa a integrar o grupo de 39 membros da instituição.

Em seu discurso, ela destacou a paixão compartilhada pelos livros: “Nós temos o mesmo amor, todas as pessoas que pertencem a essa casa e as que estiveram antes. É um amor que não quer o objeto amado só para si. Prefere o aposto, seduzir mais e mais pessoas para a mesma paixão. Compartilhar, ampliar e difundir. Cada pessoa usando ou não um fardão essa noite, tem o mesmo caso de amor com um livro.”

Miriam também enfatizou a importância da pluralidade: “Merecer os que vieram antes de nós é sobretudo procurar cada vez mais fazer da academia um centro plural do pensamento brasileiro, do qual esse país diverso, negro, branco, indígena, multilíngue, possuído por homens e mulheres das mais diversas origens e de todas as regiões se veja e se reconheça.”

Trajetória de destaque

Nascida em Caratinga (MG), em 7 de abril de 1953, Miriam Leitão é a sexta de 12 filhos de Uriel, pastor presbiteriano e educador, e Mariana, também educadora. Com mais de 50 anos de carreira, passou por veículos como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, antes de ingressar no Grupo Globo em 1991, onde atua como colunista de O Globo, comentarista no Bom Dia Brasil, GloboNews e rádio CBN, além de apresentar o programa Miriam Leitão na GloboNews.

Aos 19 anos, em dezembro de 1972, grávida, foi presa e processada pela Lei de Segurança Nacional por sua oposição à ditadura militar. Casada com o cientista político Sérgio Abranches, é mãe de Vladimir Netto e Matheus Leitão, além de enteada de Rodrigo Abranches, e avó de Mariana, Daniel, Manuela e Isabel.

Miriam é autora de 16 livros, abrangendo gêneros como não ficção, crônica, romance e literatura infantil. Na ABL, é a 12ª mulher eleita e uma das cinco que compõem o quadro atual. Durante a cerimônia, recebeu o colar da acadêmica Ana Maria Machado e o diploma de Ruy Castro. A comissão de entrada foi composta por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz, enquanto a de saída incluiu Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta promete priorizar projetos sobre proteção de crianças em redes sociais após denúncia de Felca
Presidente da Câmara reage a vídeo que expõe suposta exploração de menores por influenciador Hytalo Santos
Parlamentares destinam milhões a clubes de futebol para projetos sociais e profissionais
Verbas públicas financiam desde categorias de base até salários de equipes principais
Gastos com aluguel de carros sobem 50,1% no governo Lula
União registra recorde de despesas com locação de veículos no 1º semestre de 2025
Esgoto a céu aberto perturba moradores de Jacobina
Bairro Catuaba enfrenta mau cheiro e proliferação de mosquitos
Brasil critica avanço militar de Israel na Cidade de Gaza
Itamaraty reforça apoio à Palestina e exige cessar-fogo imediato
Azul reduz operações em 13 cidades e elimina 53 rotas no Brasil
Reestruturação visa fortalecer hubs em Belo Horizonte, Campinas e Recife
Carregando..