Alexandre de Moraes ordena prisão de Diego Dias Ventura por fuga e violação de monitoramento

Líder de acampamento do 8 de Janeiro rompeu tornozeleira eletrônica e está foragido
Por: Brado Jornal 15.ago.2025 às 07h36
Alexandre de Moraes ordena prisão de Diego Dias Ventura por fuga e violação de monitoramento
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de Diego Dias Ventura, apontado como um dos líderes do acampamento montado em frente ao quartel do Exército em Brasília, no final de 2022. A decisão, assinada em 12 de agosto de 2025, foi motivada pelo rompimento da tornozeleira eletrônica usada por Ventura, que está desaparecido desde julho de 2025. “Em 6/8/2025, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro noticiou o fim de bateria da tornozeleira eletrônica do acusado, que está desligada desde 02/07/2025, e consta rompimento da cinta da tornozeleira, em aberto desde 01/07/2025”, consta na decisão de Moraes.

Condenação e envolvimento nos atos de 8 de Janeiro

Ventura foi condenado pelo STF em julho de 2025 a 14 anos de prisão por sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, além de ser obrigado a pagar, de forma solidária, R$ 30 milhões pelos danos causados durante a depredação na praça dos Três Poderes. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), ele teve papel ativo na coordenação logística do acampamento e participou diretamente dos atos na praça. Apesar de ter sido preso durante as investigações, Ventura obteve o direito de responder ao processo em liberdade condicional, sob monitoramento eletrônico, até violar as condições.

A defesa de Ventura, em manifestação ao STF, pediu sua absolvição, alegando falta de provas. Os advogados afirmaram que ele participou de uma “manifestação pacífica em Brasília” e negaram qualquer ligação com atos violentos praticados por outros envolvidos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Téo Senna rebate mudança de nome em colégio modelo e acusa governo de priorizar ideologia na educação baiana
Vereador do PSDB classifica decisão de retirar homenagem a Luís Eduardo Magalhães como perseguição política e desrespeito à história, afirmando que o foco deveria ser melhorar índices de ensino em vez de trocar placas
CPMI do INSS pode levar “muita gente à cadeia” ao investigar esquema do Banco Master, diz Damares Alves
CPMI do INSS avança em investigação de fraudes no consignado e promete prender envolvidos no esquema do Banco Master, afirma senadora Damares
Mansão no Lago Sul serve como base de Lulinha em Brasília e tem ligação com lobista ligada ao Careca do INSS
Imóvel de luxo alugado por Roberta Luchsinger é usado pelo filho do presidente durante visitas à capital; mensagens da PF revelam orientações para descarte de celulares e menções diretas a Fábio Luís
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Carregando..