Tensão no STF: Barroso rebate Fux em disputa sobre relatoria

Discussão entre ministros ocorre após troca de relator em processo sobre Cide
Por: Brado Jornal 15.ago.2025 às 07h50
Tensão no STF: Barroso rebate Fux em disputa sobre relatoria
Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo/24-10-2019
Em uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 14 de agosto de 2025, os ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e Luiz Fux protagonizaram um embate público. A divergência surgiu após Fux contestar sua substituição como relator de um processo sobre a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) nas remessas ao exterior, no qual ficou parcialmente vencido. Barroso acusou o colega de não ser “fiel aos fatos”, gerando um momento de tensão ao fim da sessão.

Conflito sobre a relatoria e troca de acusações

Na quarta-feira, 13 de agosto de 2025, o STF julgou constitucional a cobrança da Cide em remessas internacionais. Fux, que era o relator, teve sua posição parcialmente derrotada, e a relatoria foi transferida para o ministro Flávio Dino, que abriu a divergência, conforme a praxe da Corte. Durante a sessão de quinta-feira, Fux criticou a decisão, afirmando: “Nunca houve essa heterodoxia de se retirar o relator, vencido em parte mínima, da relatoria”. Ele destacou que considerou a mudança “completamente dissonante” das práticas do STF.

Barroso, em resposta, afirmou que ofereceu a Fux a chance de ajustar sua posição para manter a relatoria, mas ele recusou. “Tenho maior consideração por Vossa Excelência, e Vossa Excelência não está sendo fiel aos fatos”, declarou o presidente, enfatizando: “Vossa Excelência está criando uma situação que não existiu. Desculpe, simplesmente não existiu. Nem estou entendendo essa confusão”. Fux insistiu que não quis “deixar passar” a questão, enquanto Barroso encerrou a sessão.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula discute tarifas dos EUA e negociações com Trump em Kuala Lumpur
As declarações de Lula vieram em resposta a comentários de Trump, que, ao embarcar no Air Force One na mesma segunda-feira, descreveu a reunião com o presidente brasileiro no domingo (26.out) como “ótima”.
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Kim Kataguiri defende prisão para Bolsonaro e critica blindagem familiar
Deputado do União Brasil planeja novo partido e candidatura em 2026 com visão ideológica renovada
Recursos de Bolsonaro e aliados na trama golpista vão a julgamento no STF a partir de 7 de novembro
Embargos buscam corrigir supostas falhas, mas especialistas veem pouca chance de alteração nas condenações
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Bolsonaro chora muito, dizem aliados, sob pressão judicial e estagnação política
Visitantes que estiveram com Bolsonaro em prisão domiciliar relatam que ele tem chorado intensamente, abalado pelo julgamento
Carregando..