Bolsonaro busca apoio de advogado e pastor para nota sobre tarifas de Trump

Nos áudios, Bolsonaro pede desculpas a Martin de Luca pela demanda e expressa sua intenção de elogiar Trump na nota
Por: Brado Jornal 21.ago.2025 às 14h39
Bolsonaro busca apoio de advogado e pastor para nota sobre tarifas de Trump
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF) na quarta-feira, 20 de agosto de 2025, revelam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou orientações ao advogado Martin de Luca, ligado às empresas Rumble e Trump Media & Technology Group no Brasil, para redigir uma nota pública sobre as sobretaxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), a produtos brasileiros. A troca de mensagens ocorreu em 14 de julho, cinco dias após o anúncio do tarifaço, em 9 de julho.


Nos áudios, Bolsonaro pede desculpas a Martin de Luca pela demanda e expressa sua intenção de elogiar Trump na nota, destacando que “a liberdade supera as questões econômicas”. Ele também manifesta gratidão ao presidente norte-americano, que justificou as sanções contra autoridades brasileiras alegando que Bolsonaro sofre “perseguição” política. O ex-presidente diz estar “muito feliz” com o apoio de Trump e pede ao advogado um “resumo” para aprimorar a comunicação sobre o tema. A íntegra da mensagem de Bolsonaro é:


“Martin, me dá uma orientação, por favor, me desculpe a ousadia. Fiz uma nota, acho que te enviei, com quatro parágrafos curtos, elogiando o Trump, falando que a liberdade está acima da economia. A perseguição contra mim também. Fiquei muito feliz com o apoio do Trump, tenho muita gratidão. Me ajuda com uma nota curta para publicar nas minhas redes, algo que ecoe bem. Valeu, Martin.”


Martin de Luca respondeu que enviaria sugestões para melhorar a abordagem sobre o tarifaço. Além disso, Bolsonaro discutiu o tom da nota com o pastor Silas Malafaia, aliado próximo. Segundo relatório da PF (PDF – 9,3 MB), Malafaia atua de forma coordenada com outros investigados, promovendo narrativas falsas e estratégias para pressionar o Judiciário. Na mesma quarta-feira, o pastor foi alvo de busca e apreensão no aeroporto do Galeão (RJ), após retornar de Lisboa, e foi levado para as instalações da PF no local.


A PF também indiciou Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no âmbito do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado, no qual Jair Bolsonaro é o principal acusado. A investigação aponta que Eduardo articulou, nos Estados Unidos, ações de pressão e sanções contra autoridades brasileiras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Isenção de Imposto de Renda até R$ 5.000 é aprovada com urgência na Câmara
O projeto, relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), preserva a proposta original do governo para a faixa de isenção e amplia os descontos para quem ganha até R$ 7.350 por mês.
Cartão de Alexandre de Moraes é bloqueado por sanções dos EUA
Segundo a publicação, a bandeira do cartão não foi identificada, mas o ministro recebeu um cartão Elo como alternativa,
Bolsonaro responde a Moraes sobre supostas violações de medidas cautelares
Atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar e usa tornozeleira eletrônica, após decisão de Moraes que apontou infrações às condições impostas anteriormente.
Lula mantém liderança em 1º turno e supera adversários no 2º turno, indica Quaest
O estudo, realizado entre 13 e 17 de agosto com 12.150 pessoas acima de 16 anos, apresenta margem de erro de 2 pontos percentuais
Cela especial da PF está pronta para eventual prisão de Bolsonaro
Segundo juristas, ex-presidentes possuem a prerrogativa de cumprir detenção em locais adaptados, como ocorreu com Fernando Collor de Mello
Carregando..