O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na terça-feira, 9 de setembro de 2025, um projeto de lei para criar a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte). A nova pasta terá a função de coordenar o projeto da ponte até que sua administração passe para uma Parceria Público-Privada (PPP). A iniciativa visa garantir uma gestão dedicada a um dos maiores empreendimentos do estado.
“A proposta é de uma estrutura enxuta, mas com gestão firme e bem definida. É um projeto estratégico, tanto pelo orçamento quanto pela sua relevância”, afirmou Jerônimo sobre a criação da Seponte.
A construção da ponte, prevista para iniciar em junho de 2026, teve sua concessão definida em 2009, durante o governo de Jaques Wagner. O contrato foi assinado em 2020, na gestão de Rui Costa, após a licitação em 2019. Até agora, o projeto avançou em etapas como batimetria, estudos geofísicos, avaliação de impactos ao patrimônio, pesquisas arqueológicas, análises de tráfego e mapeamento das comunidades tradicionais da Ilha de Itaparica.
Relatório destaca “pontos de atenção”
Um relatório recente, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do governo, identificou “pontos de atenção” considerados de “relevância crítica” para a execução do projeto. Entre as questões levantadas estão a ausência de um cronograma claro de implementação e a falta de indicadores de desempenho.
Questionado sobre o relatório em uma coletiva no dia 3 de setembro, Jerônimo reagiu com irritação: “Aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Eu vi um rapaz colocando situações... Ofereço àquele rapaz as informações, coloco minha equipe hoje para explicar que aquilo é especulação. Parece que estão torcendo contra a ponte, é impressionante. Espalharam um discurso que não está tendo diálogo com as comunidades tradicionais, é mentira isso, fake. Conversamos com o prefeito Bruno Reis, conversei com prefeito de Vera Cruz, Itaparica. É impressionante”.
A criação da Seponte reflete o esforço do governo para estruturar a gestão do projeto, considerado essencial para o desenvolvimento da Bahia, conectando Salvador à Ilha de Itaparica e promovendo integração regional.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...