Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica

Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Por: Brado Jornal 10.set.2025 às 08h34
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Crédito: Reprodução
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na terça-feira, 9 de setembro de 2025, um projeto de lei para criar a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte). A nova pasta terá a função de coordenar o projeto da ponte até que sua administração passe para uma Parceria Público-Privada (PPP). A iniciativa visa garantir uma gestão dedicada a um dos maiores empreendimentos do estado.

“A proposta é de uma estrutura enxuta, mas com gestão firme e bem definida. É um projeto estratégico, tanto pelo orçamento quanto pela sua relevância”, afirmou Jerônimo sobre a criação da Seponte.

A construção da ponte, prevista para iniciar em junho de 2026, teve sua concessão definida em 2009, durante o governo de Jaques Wagner. O contrato foi assinado em 2020, na gestão de Rui Costa, após a licitação em 2019. Até agora, o projeto avançou em etapas como batimetria, estudos geofísicos, avaliação de impactos ao patrimônio, pesquisas arqueológicas, análises de tráfego e mapeamento das comunidades tradicionais da Ilha de Itaparica.

Relatório destaca “pontos de atenção”

Um relatório recente, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do governo, identificou “pontos de atenção” considerados de “relevância crítica” para a execução do projeto. Entre as questões levantadas estão a ausência de um cronograma claro de implementação e a falta de indicadores de desempenho.

Questionado sobre o relatório em uma coletiva no dia 3 de setembro, Jerônimo reagiu com irritação: “Aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Eu vi um rapaz colocando situações... Ofereço àquele rapaz as informações, coloco minha equipe hoje para explicar que aquilo é especulação. Parece que estão torcendo contra a ponte, é impressionante. Espalharam um discurso que não está tendo diálogo com as comunidades tradicionais, é mentira isso, fake. Conversamos com o prefeito Bruno Reis, conversei com prefeito de Vera Cruz, Itaparica. É impressionante”.

A criação da Seponte reflete o esforço do governo para estruturar a gestão do projeto, considerado essencial para o desenvolvimento da Bahia, conectando Salvador à Ilha de Itaparica e promovendo integração regional.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
BTG Pactual é alvo de invasão hacker que afetou recursos via Pix
Banco confirma incidente de segurança cibernética em prestador de serviços; clientes não tiveram prejuízos diretos, e instituição reforça protocolos de proteção
Trump anuncia pausa em ataques a instalações de energia no Irã e sinaliza possível acordo bilateral nos próximos dias
Presidente dos EUA declara suspensão temporária de ações militares contra alvos energéticos iranianos, em meio a escalada de tensões na região
Frei Gilson mobiliza mais de 60 mil fiéis em vigília quaresmal na Arena de Pernambuco
Evento de oração e louvor durou mais de 12 horas em Recife; religioso repete sucesso de grandes encontros, como na Festa do Peão de Barretos em 2025
Alcolumbre critica cúpula da CPMI do INSS por vazamento de conteúdo íntimo de Vorcaro
Presidente do Senado (União Brasil-AP) demonstra irritação com comissão e avalia que Congresso foi desmoralizado por exposição de mensagens e fotos sexuais do ex-banqueiro do Banco Master; material viralizou nas redes e virou piada pública
Padre Júlio Lancellotti se reúne com ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia no STF
Religioso cobra cumprimento integral da ADPF 976, que proíbe remoções forçadas de pessoas em situação de rua
Kim Kataguiri defende prisão de Moraes e Toffoli em ato na Paulista
Deputado do Missão-SP declara que ministros do STF devem “apodrecer na cadeia” durante marcha contra corrupção organizada pelo MBL; desafia autoridades a processá-lo
Carregando..