Decisão do STF Impõe Inelegibilidade a Bolsonaro e Sete Outros Acusados

Condenação por Tentativa de Golpe Estende Proibições Eleitorais por Anos
Por: Brado Jornal 12.set.2025 às 10h21
Decisão do STF Impõe Inelegibilidade a Bolsonaro e Sete Outros Acusados
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em sessão de 11 de setembro de 2025, a perda dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete indivíduos envolvidos no processo relacionado à suposta tentativa de golpe de Estado. Essa medida, fundamentada na Lei da Ficha Limpa, impede que os condenados concorram a mandatos eletivos até o final do cumprimento de suas sentenças penais. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, sugeriu a extensão da inelegibilidade por oito anos adicionais após as penas, posição endossada pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

No centro da condenação está Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado inicial. Com o início da pena previsto para 2025, a restrição eleitoral se estenderia pelo menos até 2060, totalizando mais de três décadas de impedimento para disputas públicas. Essa nova decisão se soma a uma inelegibilidade prévia imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030. O TSE receberá comunicação oficial para implementar as restrições aos envolvidos.

Os demais réus e suas respectivas punições incluem: o deputado federal e ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, com 16 anos, 1 mês e 15 dias em regime fechado; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, condenado a 24 anos em regime fechado; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também a 24 anos em regime fechado; o ex-ministro de Segurança Institucional Augusto Heleno, com 21 anos em regime fechado; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, sentenciado a 2 anos em regime aberto, com obrigação de restituição de bens confiscados e benefícios de delação premiada; o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, a 19 anos em regime fechado; e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto, com 26 anos em regime fechado.

O veredicto da 1ª Turma aborda delitos como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado tentado, dano qualificado e dano a patrimônio histórico, conforme denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Como ex-presidente, Bolsonaro, caso a sentença se torne definitiva, cumprirá a pena em uma cela especial no Complexo da Papuda, em Brasília, ou na Superintendência da Polícia Federal na mesma cidade.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Posto com sócios deputado e ex-prefeito assina contrato de R$ 7 milhões em Correntina
Fornecimento de 1,162 milhão de litros ainda não ocorreu, afirma defesa de Dal Barreto
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Partido Novo denuncia outdoors de deputado federal em Alagoinhas com propaganda eleitoral antecipada
TRE-BA acata denúncia e dá 48 horas para Joseildo Ramos retirar propaganda irregular
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Carregando..