Brasil e EUA exploram acordos sobre minerais estratégicos e controle de big techs

Diálogo entre Lula e Trump pode abordar comércio, soberania digital e recursos naturais
Por: Brado Jornal 24.set.2025 às 09h48
Brasil e EUA exploram acordos sobre minerais estratégicos e controle de big techs
Foto: Montagem editoria de arte/ O Globo
O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avalia incluir na pauta de negociações com os Estados Unidos temas como a exploração de minerais críticos e a regulação de grandes empresas de tecnologia. Esses pontos devem ser discutidos em um possível encontro bilateral com o presidente americano, Donald Trump, conforme fontes próximas às tratativas. A agenda comercial está no centro das conversas, mas questões políticas, como pressões para interferir no Judiciário brasileiro em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram categoricamente descartadas pelo Planalto.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância de focar em “coisas que realmente importam”, como parcerias econômicas e investimentos mútuos. “Nós temos muitos termos de acordo que já estavam em processo e podem ser retomados se as coisas voltarem à normalidade. As tratativas até o governo anterior eram no campo basicamente de transformação produtivas, envolvia energia limpa, minerais raros, biocombustíveis”, afirmou Haddad. Ele também sinalizou que os EUA, carentes de minerais estratégicos como lítio e nióbio, poderiam se beneficiar de parcerias com o Brasil, especialmente para a produção de tecnologias como baterias e turbinas eólicas.

No que diz respeito às big techs, o governo Trump demonstra resistência a qualquer regulação que modere conteúdo em plataformas digitais, enxergando isso como possível censura. No entanto, o Brasil insiste na soberania para legislar sobre o tema. Lula, em discurso anterior, reforçou a posição nacional: “Nós vamos começar a fazer, estou criando um conselho que será ligado à presidência e será tratado como questão de soberania nacional. Isso não significa que a gente não pode negociar com outros países do mundo, que a gente possa fazer parceria de empresas estrangeiras virem para o Brasil explorar minerais críticos.”

A negociação também enfrenta desafios. Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, citando como justificativa o processo judicial contra Bolsonaro e supostas barreiras comerciais do Brasil, embora oito dos dez principais produtos exportados pelos EUA ao Brasil já tenham tarifa zero. Representantes do setor privado brasileiro, que veem com otimismo o início de um diálogo comercial, expressaram preocupação com possíveis demandas americanas que sejam desvantajosas. “Há o temor de que o lado americano tenha pleitos que sejam absurdos ou francamente desvantajosos para o Brasil”, afirmou uma fonte familiarizada com as negociações do setor privado.

O interesse dos EUA em minerais críticos, como terras raras, foi comunicado por Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília, em reunião com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Raul Jungmann, presidente do Ibram, informou que deixou claro que decisões sobre esses recursos cabem ao governo brasileiro: “Foi demonstrado o interesse dos Estados Unidos nos chamados minerais críticos e estratégicos, mas deixamos claro que cabe ao governo decidir.” O vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera as negociações, foi informado do interesse americano, e uma comitiva de empresários brasileiros planeja viajar aos EUA para discutir o tema diretamente com importadores.

Apesar das tensões, o Brasil mantém uma postura de diálogo, mas sem ceder em questões de soberania. O governo Lula trabalha na criação de uma Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, com foco em atrair investimentos sustentáveis antes da COP-30, em Belém. A estratégia inclui a emissão de debêntures incentivadas no setor mineral, reforçando a importância econômica e tecnológica desses recursos para o país.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro critica Bolsonaro e o chama de idiota por postagem sobre o Banco Master
Empresário reclamou em mensagens privadas do impacto negativo da publicação do ex-presidente, que atribuiu suposta irregularidade ao 'sistema'; aliado Ciro Nogueira teria ligado para comentar o episódio
Comissão da Câmara exige esclarecimentos do Ministério da Defesa sobre alegações americanas
Relatório do Congresso dos EUA levanta suspeitas de instalação chinesa com possível uso militar na Bahia, via parceria entre empresas brasileira e chinesa
Augusto Lima convocado para depor na CPMI do INSS em 11 de março
Ex-sócio de Vorcaro e dono do Banco Pleno (ex-Voiter) deve comparecer à comissão que apura irregularidades no instituto; agenda inclui outros executivos do setor financeiro
Senado aprova aumento progressivo da licença-paternidade até 20 dias
Projeto regulamenta benefício que hoje é de cinco dias e prevê escalonamento a partir de 2027; texto segue para sanção presidencial após aprovação simbólica
Lula critica Trump por exibir poder militar dos EUA e afirma que Cuba enfrenta fome devido a bloqueios externos
Durante evento da FAO em Brasília, presidente brasileiro defende ilha caribenha, compara com Haiti e alerta para risco de corrida armamentista global
Vorcaro comemora em mensagens emenda de Ciro Nogueira que beneficiaria o Banco Master
Banqueiro celebrou proposta como “bomba atômica” no mercado financeiro; texto conhecido como “emenda Master” não foi aprovado e integra análises da CPMI do INSS
Carregando..