Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, reuniram-se em Nova York na quarta-feira, 24 de setembro de 2025, para uma conversa de aproximadamente uma hora. Durante o encontro, Lula expressou seu compromisso em contribuir para a paz na Ucrânia, que enfrenta um conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022.
Zelensky destacou a posição do líder brasileiro, afirmando: “Sou muito grato a ele por essa posição clara”. O presidente ucraniano também descreveu a reunião como “boa” e a mais ampla entre os dois desde o último encontro em Nova York, há dois anos. Além de discutir a guerra, os líderes abordaram temas bilaterais, como comércio e economia. “Acho que também abordamos alguns outros temas sobre comércio, economia e creio que continuaremos na próxima vez. Talvez em breve”, acrescentou Zelensky.
O diálogo reforça a intenção do Brasil de apoiar um cessar-fogo e a busca por uma solução pacífica para o conflito, conforme sinalizado por Lula. A reunião ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU, onde o presidente brasileiro também participou de outros compromissos diplomáticos.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...