Alcolumbre adia sessão do Congresso a pedido do governo Lula

Decisão atende articulação para proteger vetos à Lei do Licenciamento Ambiental
Por: Brado Jornal 16.out.2025 às 09h48
Alcolumbre adia sessão do Congresso a pedido do governo Lula
(Waldemir Barreto/Agência Senado)
O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sessão conjunta de deputados e senadores marcada para esta quinta-feira (16), atendendo a uma solicitação do governo federal. A decisão, anunciada por meio de nota da assessoria, foi tomada após tratativas com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e não há previsão para uma nova data. “A decisão atende a uma solicitação da Liderança do Governo no Congresso”, informou Alcolumbre.

A pauta principal da sessão seria a análise de vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O governo, preocupado com a possibilidade de derrubada desses vetos, busca evitar desgastes políticos, especialmente com a proximidade da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém, no Pará. A articulação para o adiamento envolveu também uma reunião na quarta-feira (15) entre Alcolumbre e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, onde foram discutidos possíveis ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

Discussões sobre a LDO e impacto da MP do IOF

Além dos vetos, a sessão cancelada também trataria da LDO do próximo ano, que ainda não foi votada na Comissão Mista de Orçamento (CMO) a pedido do governo. O Executivo avalia ajustes na proposta após o Congresso permitir a caducidade de uma medida provisória que propunha alternativas ao aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Haddad defendeu, na reunião com Alcolumbre, a recuperação de trechos da MP, que contava com apoio parlamentar, para equilibrar as contas públicas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas
O foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
O embate de Michelle: a jogada que abala a família Bolsonaro
Disputa interna no PL expõe tensões entre ex-primeira-dama e herdeiros do ex-presidente pelo controle de alianças eleitorais
Recuo de Alcolumbre no Senado veio após manobras políticas de Lula em defesa de Messias
Governo federal adia sabatina e ganha fôlego para articulação pela vaga no STF
Governo federal critica relatório e planeja nova proposta para jornada de 40 horas
Reunião define posição unificada contra manutenção da escala 6x1
Carregando..