Lula aprova lei que reforça luta contra organizações criminosas

Sanção inclui novos crimes e proteção ampliada a agentes envolvidos no combate
Por: Brado Jornal 30.out.2025 às 09h57
Lula aprova lei que reforça luta contra organizações criminosas
Reprodução/Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou nesta quinta-feira (30) a legislação que altera normas penais para intensificar o enfrentamento ao crime organizado e garantir maior segurança a profissionais atuantes nessa frente. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU).

A norma estabelece duas novas tipificações criminais para condutas que "impedir, embaraçar ou retaliar o regular andamento de processo ou investigação de crimes praticados por organização criminosa ou a aprovação de qualquer medida contra o crime organizado". Elas são:

Obstrução de ações contra o crime organizado; Conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado. Em ambos os casos, as penas previstas vão de 4 a 12 anos de reclusão, acrescidas de multa.

Além disso, a alteração no artigo 288 do Código Penal passa a punir com reclusão de um a três anos quem solicitar ou encomendar crime a membro de associação criminosa.A Lei nº 12.694/2012, que trata da segurança de magistrados e membros do Ministério Público, tem seu artigo 9º reformulado para incluir proteção a integrantes ativos ou inativos, inclusive aposentados, e seus familiares.

Dois novos parágrafos são inseridos na mesma lei:

§ 5º - A proteção pessoal será prestada a policiais, em atividade ou aposentados, e aos seus familiares, em situação de risco decorrente do exercício da função, de acordo com a avaliação realizada pela polícia judiciária ou pelo órgão de direção da respectiva força policial; § 6º - A proteção pessoal prevista neste artigo estende-se a todos os profissionais das forças de segurança pública, Forças Armadas, autoridades judiciais e membros do Ministério Público que combatem o crime organizado nas regiões de fronteira, aos quais deve ser concedida atenção especial, consideradas as particularidades da região protegida.

Por último, o artigo 2º da Lei das Organizações Criminosas (nº 12.850/2013) é modificado para prever pena de três a oito anos de reclusão a quem obstruir ou dificultar investigação de infração penal ligada a organização criminosa, desde que não configure delito mais grave.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Otto Alencar consolida influência na Bahia com filho no TCE após nora no TCM
Família amplia presença em tribunais de contas com nomeações vitalícias e altos salários em meio a alianças políticas
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Milei recusa conversa com Lula sobre Venezuela e apoia vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições
Presidente argentino declara em entrevista que não tem interesse em dialogar com o brasileiro sobre a crise venezuelana, critica o “socialismo do século 21” e manifesta preferência aberta por Flávio Bolsonaro como futuro líder do Brasil, em meio a tensões bilaterais
Jaques Wagner defende chapa "puro-governador" para 2026
Senador petista aposta em composição com Jerônimo na reeleição e ele próprio e Rui Costa ao Senado; admite negociação com Angelo Coronel para evitar divisão no grupo
CPMI do INSS pode levar “muita gente à cadeia” ao investigar esquema do Banco Master, diz Damares Alves
CPMI do INSS avança em investigação de fraudes no consignado e promete prender envolvidos no esquema do Banco Master, afirma senadora Damares
Carregando..